- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
Instituto Neoenergia adere ao Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas, na COP28, em Dubai
Documento conta com assinaturas de organizações atuantes no segmento,
mobilizadas pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
Rio de Janeiro, 11 de dezembro 2023
O Instituto Neoenergia está entre os signatários do Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas. O documento foi lançado durante a Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas (COP28) que ocorre até o dia 12 de dezembro, em Dubai. O Brasil é o primeiro país do hemisfério sul a lançar o seu próprio compromisso.
Ao aderir ao compromisso, o Instituto Neoenergia se reúne a outras instituições de filantropia e a investidores sociais brasileiros associados ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) em diversas ações estruturadas em oito eixos.
Para Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, “a adesão, além de ser um marco para impulsionar iniciativas ainda mais sustentáveis, é um instrumento de apoio da filantropia e do investimento social privado nacional na agenda das mudanças climáticas”. Segundo ela, a assinatura também representa “uma oportunidade para ampliar a promoção da preservação da biodiversidade e o trabalho com os territórios, bem como auxiliar no desenvolvimento de projetos baseados em soluções climáticas considerando o meio ambiente e as pessoas”.
O documento prevê medidas direcionadas à educação e aprendizagem sobre causas, impactos e soluções sistêmicas das alterações climáticas e as implicações para o trabalho; alocação de recursos financeiros e esforços para acelerar a mitigação das mudanças climáticas; visão sistêmica de iniciativas para um mundo com emissões líquidas zero; patrimônio, fundos e ativos financeiros para a redução dos impactos das mudanças climáticas; medidas para minimizar o impacto climático de operações desenvolvidas pelo próprio setor filantrópico; articulação, influência e advocacy para atuação articulada e colaborativa; posicionamento e identidade/singularidade para diversificar e complementar visões e abordagens na agenda climática; e aprendizado contínuo e transparência nas ações realizadas.
Construído de forma colaborativa em um processo de ampla escuta de diferentes lideranças e organizações, o documento marca a atuação brasileira no movimento internacional #PhilanthropyForClimate, no qual países como Canadá, Espanha, França, Itália e Reino Unido já possuem seus compromissos nacionais. O objetivo do acordo é servir como uma plataforma comum de ação, aprendizado e coordenação de esforços da filantropia nacional na ação climática.
Notícias relacionadas
2024-11-22
Embaixadora da Neoenergia vence Circuito Mundial de Águas Abertas 2024
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18