PT language
  • EN
  • ES

Neoenergia completa 10 anos de Vale Luz no Rio Grande do Norte com quase nove mil famílias beneficiadas

05/05/23

   

Ao completar 10 anos no Rio Grande do Norte, o programa Vale Luz, da Neoenergia, atinge a marca de 8.820 famílias beneficiadas com descontos na fatura por meio da troca de resíduos sólidos recicláveis. Ao longo desse período, já foram mais de R$ 380 mil de bonificação nas contas. Em paralelo, mais de 1.200 toneladas de materiais foram tratadas corretamente conforme a legislação ambiental. A iniciativa é uma ação do Programa de Eficiência Energética​ da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O Vale Luz é um projeto extremamente apropriado para ajudar na redução do valor da conta de energia, fomentar ações de sustentabilidade e contribuir com a descarbonização do planeta", ressalta Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

O programa funciona em tendas itinerantes e em locais fixos na capital Natal e em outros municípios. O sistema de troca é bem simples. Em todos os pontos, é possível trocar materiais, como latas de alumínio ou garrafas PET, por "Merrecas", moeda criada pela Neoenergia. Os resíduos serão pesados e os descontos serão contabilizados diretamente na conta de luz. A cada 10 Merrecas acumuladas são gerados R$ 0,80 de desconto. A troca também pode ser feita por lâmpadas LED. 

Também são aceitos outros materiais recicláveis como papelão, papel de escritório, jornais, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, latas de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, embalagens tetra pak e até óleo de cozinha devidamente filtrado e dentro de garrafas PET ou de vidro transparentes.

O Vale Luz beneficia ainda os clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e moradores de comunidades populares por meio da substituição de lâmpadas pelas de tipo LED, mais econômicas e com duração prolongada. Os interessados devem apresentar a conta de energia do mês anterior paga e estar em dia com a distribuidora. Além disso, o cliente não pode ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos seis anos (limite máximo de 8 lâmpadas) e deve entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).   

barra-dicas-seguranca_02032023.png
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas