- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
BWP 2024: inciativas sociais da Neoenergia reforçam relacionamento da companhia com comunidades
Comprometida com o desenvolvimento sustentável nas localidades onde está presente, companhia investe em ações sociais consideradas modelo para o setor de geração eólica
Ciente de que uma empresa resiliente, sustentável e socialmente responsável passa por uma sólida agenda de compromissos nas dimensões ESG, a Neoenergia investe em um modelo de relacionamento com comunidades que, atualmente, é considerado modelo para o setor de geração de energia eólica no país. Além de cumprir a legislação em todos os seus projetos, a companhia promove ações que ultrapassam os limites legais em benefício do meio ambiente e do bem-estar social. São iniciativas que também têm sido destaque por aplicar as melhores práticas globais de convivência socioambiental.
“São ações que estão alinhadas às políticas ESG mantidas pela companhia e que seguem metodologia aprovada pelos órgãos ambientais e instituições internacionais em todas as fases do empreendimento, desde sua concepção, construção, até operação. Todas estão embasadas em um processo de relação de longo prazo, em que o meio ambiente e os públicos de interesse estão no centro do projeto. Muitas ações também estão ligadas à saúde, cultura, educação e geração de renda. Essa conduta nos transformou em um modelo-espelho de relacionamento para outras comunidades e empreendedores renováveis”, conta Thaisa Almeida, superintendente de Originação de Negócios da Neoenergia.
Um ponto destacado pela executiva se refere à questão fundiária: a Neoenergia pratica apenas a modalidade de arrendamento de terras, sem aquisições, mantendo o indivíduo no seu território original, reforçando e incentivando a importância de manter as origens e processo natural antrópico de cada localidade, fixando a pessoa ao campo. Os projetos são desenhados dentro do conceito de coexistência de atividades – prática agropecuária preexistente, quando aplicável, e a geração de energia.
Segundo Thaisa, as inciativas geram valor para a sociedade e todos os seus públicos, incluindo as comunidades das áreas direta e indiretamente ligadas aos empreendimentos eólicos da companhia. Um exemplo bem-sucedido está em Dom Inocêncio (PI) e Casa Nova (BA), onde está localizado o parque eólico Neoenergia Oitis. Com o objetivo de qualificar e ampliar as possibilidades para os cidadãos locais, a companhia promoveu gratuitamente diversos cursos profissionalizantes escolhidos pela própria comunidade.
Já na Comunidade Quilombola Sumidouro, localizada no município de Queimada Nova (PI), próximo à unidade de conexão da linha de transmissão de Oitis, a Neoenergia ajudou a fortalecer a cultura local por meio de atividades voltadas para educação de crianças, jovens e adultos, incluindo capoeira e aulas de sanfona. A iniciativa também é relevante para valorizar a conservação do patrimônio cultural imaterial que essa comunidade tradicional carrega ao longo do tempo.
A executiva participou da 14ª edição do Brazil Windpower (BWP), nesta quarta-feira (23), em São Paulo. Considerado o principal congresso do setor eólico na América Latina, o BWP reunirá até quinta-feira (24) executivos de grandes marcas, autoridades públicas, representantes de entidades do setor, empreendedores, consultores, prestadores de serviços e fabricantes da cadeia eólica do país e do exterior.
|
Notícias relacionadas
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12