Marketing Verde: O que é e quais os 4 pilares?
As mudanças climáticas se tornaram uma das maiores emergências da atualidade. A sociedade como um todo está alerta para a necessidade de modelos de produção e consumo mais sustentáveis. É nesse contexto que se destaca o Marketing Verde, um conjunto de estratégias de comunicação de produtos e práticas sustentáveis.
O tema do Marketing Verde ainda pode levantar muitas dúvidas e debates. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
O que é Marketing Verde?
Marketing Verde é um conjunto de estratégias de comunicação que objetivam valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis de produtos ou serviços.
Em um contexto no qual as empresas são cobradas por práticas sustentáveis, é importante que elas consigam se posicionar e comunicar suas ações. Isso envolve comunicar, por exemplo, ausência de materiais tóxicos, utilização de itens recicláveis ou renováveis, mitigação de carbono, extração sustentável de matérias-primas e outras iniciativas.
Como surgiu o Marketing Verde?
Essa expressão do marketing surge na Europa e Estados Unidos a partir do despertar da consciência ecológica da sociedade, principalmente na década de 60, com impactos no mercado mais fortemente no começo da década de 90.
Em um mercado cada vez mais concorrido e disputado, empresas precisam comunicar de maneira assertiva seus diferenciais ao grande público. Quando conceitos como desenvolvimento sustentável e compromissos ESG ganham destaque por conta das emergências climáticas, o Marketing Verde toma o protagonismo nas estratégias de comunicação.
Os 4 pilares do Marketing Verde
A crescente preocupação com a escassez de recursos naturais faz com que muitos consumidores passem a pressionar empresas para que sejam responsáveis ambiental, social, econômica e culturalmente. São esses, justamente, os 4 pilares do Marketing Verde.
Toda estratégia de Marketing Verde deve ser pensada a partir de quatro pilares, que são derivados dos princípios da sustentabilidade. Uma empresa deve atuar de forma:
Socialmente justa, com ética, respeito ao próximo, solidariedade e compreensão.
Economicamente viável, buscando meios de crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.
Culturalmente diversa, valorizando a diversidade, promovendo a igualdade para a criar relações de respeito com todos, sem discriminação.
Ecologicamente correta, sem agressão à natureza, com respeito ao meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais e buscando um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca.
Benefícios do Marketing Verde
Podemos citar alguns dos benefícios do Marketing Verde para as empresas:
- Oferecer um diferencial em relação aos concorrentes;
- Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
- Atender às exigências do novo mercado consumidor;
- Chamar a atenção de acionistas e investidores engajados;
- Fazer sua parte na construção de um mundo sustentável.
Exemplos de práticas de Marketing Verde
- Diagnóstico do impacto ambiental do negócio: Sua empresa é realmente um dos exemplos de desenvolvimento sustentável? Para saber isso, é preciso realizar um diagnóstico do impacto ambiental do seu negócio.
- Reciclagem de materiais: Estimular a reciclagem tanto no ambiente da empresa quanto na sociedade é um dos pilares do Marketing Verde. Todos se sentem satisfeitos ao saber que toneladas de materiais deixarão de poluir os oceanos e servirão para novos produtos, certo?
- Seleção de fornecedores sustentáveis: Grande parte dos serviços internos de uma empresa são executados a partir de empresas terceirizadas. Fornecedores precisam ter princípios e práticas que se alinhem aos da empresa contratante.
- Uso de fontes renováveis de energia: Um dos principais objetivos contra as mudanças climáticas deve ser acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática, utilizando fontes de energia limpas, sustentáveis e com baixa ou nenhuma perda de biodiversidade.
Neoenergia e o Marketing Verde
A Neoenergia reconhece e entende que todos devem assumir compromisso na luta contra as mudanças climáticas. Por isso, sua estratégia de negócio é orientada para acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática, oferecendo um modelo de negócio limpo, confiável e inteligente, que vise o bem-estar das pessoas e a preservação do planeta.
Nesse contexto, a companhia contribui ativamente com atitudes e ações que visam diminuir os impactos ambientais, a exemplo do investimento em energias renováveis, livres da emissão de carbono, da troca de veículos movidos a combustão por automóveis elétricos em sua frota, e com redes elétricas inteligentes que contribuem para o consumo eficiente.
Saiba mais:
Notícias relacionadas
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12