PT language
  • EN
  • ES
Eletricista lavando a rede elétrica

Água e energia elétrica, pode? Saiba como é feita a lavagem da rede elétrica

18/02/25

Para manter você e sua família seguros, é sempre recomendado que água e energia elétrica não combinam, mas por que existe a lavagem dos fios? Por incrível que pareça, essa ação é uma medida de segurança para áreas em que a rede elétrica está exposta a salinidade e maresia, como regiões litorâneas, mas não é com qualquer água que esse trabalho é feito. E, sim, o fornecimento de energia não é interrompido em momento nenhum durante a lavagem. 

Como ocorre a lavagem da rede elétrica?

Para começar, é preciso entender que essa ação faz parte de uma manutenção preventiva de segurança, que prioriza manter a qualidade no fornecimento de energia durante períodos chuvosos. Nas regiões litorâneas, com a forte presença da salinidade e maresia, essas sujeiras vão se acumulando nos componentes elétricos. Dessa forma, a lavagem da rede elétrica evita que esses resquícios entrem em contato com chuva e provoque curto-circuito e ruídos. 

Como é um cuidado específico com a rede elétrica, a água usada não é qualquer uma. Especificamente, para essa prevenção, é utilizada uma água desmineralizada, ou seja, uma água pura, sem minerais, íons e metais. Assim, não conduz eletricidade, já que os íons com condutividade elétrica foram removidos. Com o acúmulo dos resíduos na região litorânea, a água deionizada – como também pode ser chamada – ajuda afastando a corrosão e impedindo a formação de incrustações na rede elétrica. 

Água desmineralizada

A água desmineralizada não contém sais minerais como cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, sulfato, nitrato, entre outros. Para chegar nesse estado, ela passa por um processo de troca iônica ou osmose reversa, onde são removidos grande parte ou todos os íons e sais minerais presentes na água.  Alguns minerais removidos, como cálcio e magnésio, são responsáveis por estimular a dureza da água. 

Na troca iônica, a água é atravessada por resinas que substituem os sais minerais indesejados por outros mais aceitáveis, geralmente íons de hidrogênio ou hidroxila. Esse processo é frequentemente utilizado em conjunto com a osmose reversa para alcançar um grau mais elevado de pureza. Já na osmose, é utilizada a pressão para forçar a água através de uma camada semipermeável que captura minerais e íons, permitindo que apenas as moléculas de água passem. 

Esse tipo de água também pode ser utilizada em áreas como hospitais, para esterilizar equipamentos e no processo cirúrgico; farmacêutico, para testes de fabricação de medicamentos; e laboratórios, como reagentes ou solventes. 

Quem pode fazer esse a lavagem da rede elétrica?

Além da rede, subestações elétricas, transformadores e isoladores, que são as estruturas que unem os fios aos postes também recebem o jato de água desmineralizada. Esse trabalho só pode ser feito apenas por profissionais especializados, seguindo todos os procedimentos de segurança.  Não é preciso interromper o fornecimento de energia durante a manutenção, portanto, ainda há presença de corrente elétrica e para garantir a segurança da atividade, os jatos de água são intermitentes, ou seja, são descontinuados a intervalos regulares de modo a prevenir possível fuga de corrente.
 
É importante ressaltar que a população não deve tentar realizar esse trabalho por conta própria. Todo serviço é feito por profissionais qualificados e habilitados, os materiais utilizados também são adequados à atividade com energia elétrica. Assim, mantém os eletricistas e a população seguras e evita acidentes elétricos.  

Ações em Neoenergia Coelba e Neoenergia Cosern 

As distribuidoras da Neoenergia, na Bahia (Neoenergia Coelba) e Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) têm um grande território litorâneo, assim contendo a presença do fenômeno maresia. Então, a lavagem da rede elétrica acontece pelo menos duas vezes ao ano, com calendário das cidades costeiras. Com a existência dos íons na água do mar, o processo de corrosão é acelerado, esses íons fazem uma camada salina, o que possibilita a manifestação de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais. 

Segurança na rua 

Como janeiro é o mês das férias, muitas famílias passam seu tempo livre em praias e áreas litorâneas para aproveitar o verão. Então, todo trabalho de prevenção e manutenção, realizado pela Neoenergia, são para que a população esteja em segurança enquanto transita na rua, seja em área costeira ou região metropolitana para garantir a continuidade no fornecimento de energia. Portanto, atividades criminosas como furto de cabo e de energia elétrica podem colocar a sociedade em risco e comprometer a distribuição de energia. 

A lavagem dos fios é uma das muitas ações preventivas de segurança da companhia. Por outro lado, consumir energia elétrica de forma segura também contribui para eliminar riscos. Acompanhe aqui orientações de uso seguro de energia para proteger familiares e amigos.

Notícias relacionadas