PT language
  • EN
  • ES

Instituto Neoenergia entrega nova iluminação de prédio histórico do Rio Grande do Norte

14/02/20


 

​O Instituto Neoenergia entrega, nesta quinta-feira (13), a nova iluminação cultural do Memorial Câmara Cascudo, no centro histórico de Natal, no Rio Grande do Norte. A iniciativa, feita em parceria com a Fundação José Augusto, faz parte de um programa de valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural de construções históricas localizadas nos estados de atuação da Neoenergia.

A nova iluminação do Memorial é composta por 53 refletores que utilizam lâmpadas de LED para iluminar a estátua de Câmara Cascudo e a fachada do prédio histórico. O sistema é todo automatizado e, por meio de sensores, as lâmpadas são acesas e apagadas de acordo com a iluminação natural na região.

A estimativa é que esse novo sistema de iluminação gere, com o uso de lâmpadas LED e sensores automáticos, uma economia de 65% no consumo de energia do edifício, comparado ao tradicional (que utiliza as chamadas lâmpadas de descarga e é acionado manualmente).

De acordo com Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, a escolha do Memorial Câmara Cascudo foi feita em conjunto com a Fundação José Augusto e se deu pela importância nacional do folclorista potiguar e pela relevância arquitetônica do prédio onde ele está localizado. “Será uma contribuição significativa que daremos à cultura potiguar e que poderá representar um novo momento para a valorização do centro histórico de Natal", avalia Renata.

O evento contará com a presença dos familiares do folclorista Luis da Câmara Cascudo (1898-1986), de artistas, intelectuais, autoridades do Governo do Estado e representantes da Fundación Iberdrola España.

Dentro do mesmo programa do Instituto Neoenergia, também já foram iluminadas outras construções históricas no país, como o Forte das Cinco Pontas, no Recife, em Pernambuco; a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá, em São Paulo; e a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.

 

 

SOBRE O EDIFÍCIO

​Construído em 1857 para abrigar a Thesouraria da Fazenda Real durante o Império, o prédio de estilo neoclássico já sediou a Delegacia Fiscal (1952-1955), e o Quartel General do Exército (1955-1977). Desde 1987, abriga o Memorial Câmara Cascudo, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do maior folclorista brasileiro. No local está instalada a biblioteca particular de Luis da Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes.

SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA

O Instituto Neoenergia, responsável pelo Investimento Social Privado da Neoenergia, controladora da Cosern, promove iniciativas com o objetivo​ de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta e das comunidades em que o grupo atua, desenvolvendo projetos sociais, sempre alinhados aos seus os pilares de atuação e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)​, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Notícias relacionadas