PT language
  • EN
  • ES

Frota elétrica da Neoenergia cresce 98% em um ano

14/04/2023

  

 

 

 

 

Em um ano, o número de veículos elétricos que integram a frota da Neoenergia saltou de 48 para 95, o que representa um aumento de 98%. A eletrificação da frota em toda a área de atuação no Brasil é uma das metas da companhia para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e ampliar o uso de energias renováveis, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Até 2030, a Neoenergia tem como objetivo eletrificar 50% da frota leve de veículos, reduzindo consideravelmente o uso de combustíveis fósseis e a consequente emissão de gases poluentes. A utilização de veículos elétricos já uma realidade nas distribuidoras Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

“A eletrificação da nossa frota é apenas uma das nossas frentes de trabalho para a descarbonização do planeta e promoção do uso das energias renováveis. Também instalamos 122 eletropostos nas sedes das cinco distribuidoras e em outras capitas nordestinas dentro do Corredor Verde, projeto de pesquisa e desenvolvimento", afirma Renato Morais, Gerente Corporativo de Frota da Neoenergia.

Em janeiro deste ano, a Neoenergia colocou em operação a primeira agência móvel 100% elétrica do setor energético brasileiro. Além de oferecer todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora à população do Distrito Federal, por meio da Neoenergia Brasília, o carro vai reduzir a utilização de aproximadamente 2.600 litros de combustível fóssil por ano e eliminar, anualmente, a emissão de mais de 6,5 toneladas de CO2.

No segundo semestre do ano passado, em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Neoenergia apresentou um caminhão elétrico com cesto aéreo de acionamento também elétrico para uso nas atividades de serviços da distribuição de energia elétrica. O novo veículo é o primeiro no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia por não demandar o retorno para as bases operacionais para eventuais recargas durante o trajeto nos eletropostos.

No Brasil, a Neoenergia assumiu o compromisso de incentivar a mobilidade sustentável, alinhada à sua meta de contribuir com a descarbonização da economia. Para isso, a companhia aposta em um Programa de Mobilidade Elétrica que inclui projetos para ampliar a infraestrutura de recarga de veículos elétricos e desenvolver novas soluções. 

Entre eles estão os Projetos de P&D Trilha Verde, desenvolvido na Ilha de Fernando de Noronha (PE) e o Corredor Verde (eletrovia com mais de 1.200 quilômetros de extensão entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte. São 17 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo onze de carga rápida ao longo das rodovias e seis de carga média em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal).

Para José Antonio de Souza Brito, Gerente de P&D da Neoenergia, a ampliação da frota elétrica da companhia está atrelada aos objetivos da companhia para os próximos anos. “Iremos reduzir significativamente a emissão de gás carbônico na atmosfera por meio de novas tecnologias, diminuindo o impacto ambiental e promovendo uma fonte de energia limpa", destaca. 

28022023_barra_energiamove.jpg
 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas