PT language
  • EN
  • ES

Folclore brasileiro, a conexão dos personagens com o universo da energia

23/08/21

​​​
 

O folclore brasileiro vem sendo um dos assuntos mais comentados do momento, devido à nova produção brasileira da Netflix “Cidade Invisível”.


O Folclore traduz o mundo em que um povo vive, pois aborda todas as tradições, lendas e crenças de um país. Está presente na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade, cultura, música, dança e até mesmo, na vestimenta de uma nação.

 

Recentemente a Netflix trouxe mais uma produção brasileira, que está com uma grande repercussão e classificada como Top 1 na plataforma.  “Cidade Invisível" é o nome da nova série, que se passa no Brasil e traz o universo do folclore, onde de forma misteriosa os contos e lendas são reais. O sucesso da série é tanto que no Twitter foi uma das principais pautas, as pessoas estão assistindo os 7 episódios disponíveis como se não houvesse o amanhã e clamando pela 2ª temporada.

E nós não poderíamos deixar de falar sobre esse assunto tão comentado e por isso, trouxemos alguns personagens do folclore, para o nosso universo.

Folclore x Energia

Alguns personagens do folclore brasileiro são conhecidíssimos em cada canto, por suas lendas e características. Como podemos trazer as características desses personagens para o setor elétrico? Vamos descobrir abaixo:

Iara

Iara ou Yara é uma sereia, metade mulher e metade peixe, que vive nas águas amazônicas. Conhecida por seus cabelos longos, pretos e olhos castanhos, a sereia emite uma melodia que atrai os homens, que ficam hipnotizados com o seu canto.

Iara no Setor Elétrico

A vontade de cantar no chuveiro seduz assim como a Iara, mas não se deixe ser hipnotizado por essa vontade. Busque tomar um banho breve e economize energia.

 Saci-Pererê e Curupira

Saci-Pererê-e-CupiraO Saci-Pererê é um menino travesso de uma perna só, que fuma cachimbo e tem uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. Ele gosta de pregar peças em pessoas e animais.

Já o Curupira é um anão forte, ágil, de cabelos ruivos e os pés virados para trás. Ele é considerado o protetor das florestas, conhecido pelos seus assobios e por utilizar falsos sinais, pois com seus pés virados para trás ele consegue enganar quem pretende segui-lo, sempre pensando que ele foi pela direção contrária.

Saci – Pererê e Curupira no Setor Elétrico

Existem pessoas que fazem coisas que não são apenas travessuras como as do Saci e sim crimes, realizando o famoso “gato”, sendo o desvio de energia. Mas essa atitude engana como os passos do Curupira, afinal ao pensar que está indo na direção correta, quem faz isso está na direção contrária, pois este ato é um crime previsto em lei e pode causar graves consequências como: curto circuito no poste afetando todo bairro, curto circuito na casa danificando toda fiação, queima de eletrodomésticos, além de risco de incêndios.

Boitatá

BoitatáSegundo a lenda, o Boitatá é uma grande serpente de fogo, que protege os animais e as matas de pessoas que pretendem fazer algum mal e principalmente que realizam queimadas nas florestas.

Boitatá versão Neoenergia

O Grupo Neoenergia tem uma missão muito parecida com a do personagem Boitatá, quando falamos dos nossos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no quesito Redução ao Impacto ambiental, que aborda os seguintes objetivos: 6) Água limpa e potável, 7) Energia acessível e limpa, 13) Combate às alterações climáticas, 14) Vida debaixo d'água e 15) Vida sobre a Terra, através das seguintes iniciativas:

  • Geração de energia com menores emissões;

  • Programas de biodiversidade;

  • Uso sustentável dos recursos naturais;

  • Prevenção da poluição;

  • Gestão adequada de resíduos.

​Para você continuar no ritmo do folclore brasileiro, fizemos uma playlist especial sobre ele:


 

 

 

Notícias relacionadas