PT language
  • EN
  • ES

Energia eólica: ventos do Nordeste

03/06/2020

Até pouco tempo energia eólica era considerada uma fonte “alternativa" de geração, mas devido seu crescimento extraordinário no Brasil na última década, hoje ela já é uma fonte consolidada e passou a ter um papel fundamental na matriz energética brasileira. O salto da capacidade instalada das usinas eólicas em todo o país é surpreendente. Pulou de 935,4 MW, em 2010, para 12.966 MW em 2017. E considerando o que foi contratado em leilões, alcançará 17.452 MW ainda em 2020, um aumento de 1.772% em uma década. 

 

No Nordeste do Brasil, as condições favoráveis do vento, levaram a geração de energia por fonte eólica a bater recordes nos últimos anos. Por isso, podemos dizer que, hoje, o Nordeste é movido pelo vento! Dos 619 parques eólicos instalados no país, 523 estão localizados nesta região.

Com a característica redução das chuvas no segundo semestre do ano, os reservatórios ficam escassos e desfavoráveis para produção de energia hidrelétrica. É justamente neste período que os ventos estão mais intensos, compensando o desequilíbrio com a produção de energia eólica que caminha em plena potência. O bom resultado também é consequência do aumento na quantidade de parques eólicos. Em um ano, 81 foram inaugurados no país, com aerogeradores mais modernos e potentes.

 

 

RECORDES DE PRODUÇÃO

Quase 90% da energia consumida no Nordeste é oriunda dessa fonte renovável e a região é responsável por gerar, hoje, 86% de toda energia eólica produzida no país. Em agosto de 2019, em apenas um dia, 89% de toda a energia consumida na região vieram dos ventos. No dia 13 de novembro de 2018, por um período de duas horas, 100% da energia consumida no Nordeste veio dos parques eólicos instalados na região.

A Neoenergia tem investido cada vez mais em fontes limpas e renováveis como a eólica. Tudo isso, para que o setor elétrico brasileiro caminhe na direção de um futuro mais sustentável e pautado por uso responsável dos recursos disponíveis em nosso planeta e no respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente.

Hoje, são 17 parques em operação, com capacidade instalada de 516 MW – energia suficiente para abastecer mais de 1,1 milhão de lares brasileiros, evitando a emissão de mais de 830 mil toneladas de CO² na atmosfera. Além disso, os 27 parques eólicos em implantação na Paraíba e no Piauí, somarão à capacidade instalada do grupo mais 1037 MW de potência.

A Abeeólica - Associação Brasileira de Energia Eólica - contabiliza R$ 90 bilhões investidos nessa fonte de geração desde 1998 e projeta mais R$ 30 bilhões até 2020. “Em termos de postos de trabalho, o total instalado eólico propiciou ao país mais de 180 mil vagas diretas e indiretas ao longo da cadeia produtiva", revela a entidade. A associação registra 15,4GW de capacidade instalada. São 7.578 aerogeradores em operação em 619 parques operando em 12 estados brasileiros.

 ​

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas