PT language
  • EN
  • ES
Foto de uma lavanderia com máquina de lavar roupa de abertura frontal, com mulher colocando roupas coloridas dentro da máquina

Dicas para comprar eletrodoméstico: máquina de lavar roupa

03/10/2024

Antes de adquirir uma máquina de lavar roupa é preciso se atentar a detalhes importantes para garantir que o eletrodoméstico atenda às necessidades da casa e seja um bom investimento. 

Características como tamanho, capacidade e funções são essenciais para comprar um aparelho que seja eficiente, mas também é muito importante aprender algumas dicas de como utilizar a lavadora de forma consciente e que garanta economia na conta de energia.

Como escolher a lavadora ideal para a sua casa

Alguns atributos da máquina de lavar roupa, como dispenser, turbo secagem, filtro, economia de água e até mesmo modo silencioso, fazem toda a diferença no momento de escolher o modelo ideal para a rotina da casa.

Existem, pelo menos, cinco tipos de máquina de lavar roupa: 

  • Automática: Esse tipo de lavadora permite a programação de um ciclo completo de lavagem, desde molho curto até centrifugação. Apesar de serem modelos mais caros, é uma opção mais prática para uma rotina que demanda mais de uma ação ao mesmo tempo. 

    Esses aparelhos também costumam ter funções extras como lavagem express, turbo secagem, ciclo silencioso, reutilização de água, além de uma programação bem intuitiva, indicando nível de água de acordo com a quantidade de roupas que será lavada e tipo de roupa (escura, delicada, normal, edredom, pesado, etc).
     
  • Semiautomática: Esse modelo permite a lavagem da roupa por meio de correntes circulares, geradas por pequenos orifícios no fundo da lavadora. Sua maior vantagem é a redução do desgaste das roupas ao longo do tempo, sendo o modelo ideal para lavagem de roupas mais delicadas. 

    A única atenção é que na maioria dos modelos, ao fazer a troca da água, é preciso desencaixar a mangueira da parte de trás do eletrodoméstico, descartando a água usada, pois o enxague das roupas deve ser feito com um novo ciclo de água. Além disso, é necessário acompanhar a lavagem e inserir amaciante, alvejante ou sabão em pó manualmente. 

    A lavadora semiautomática possui vantagem por consumir menos água e energia e ter um custo menor que o modelo automático.
     
  • Tanquinho: Ideal para espaços menores, esse modelo também exige acompanhamento da lavagem para intervenção manual nas etapas. O tanquinho faz um trabalho semelhante ao da lavadora semiautomática, com o acréscimo de um esfregador como o do tanque tradicional, o que dá origem ao seu nome.


    Esse tipo de máquina funciona com a abertura e fechamento manual da torneira, para liberar e escoar a água utilizada na lavagem.

  • Lava e seca: A Lava e seca, assim como nome, possui as funções de lavar a roupa, em um ciclo completo, e secá-las. É o tipo ideal de máquina de lavar para quem mora em lugares úmidos, que levam mais tempo para secar roupa ao natural, no varal, ou para quem precisa lavar e utilizar roupas, como uniformes, em um curto período. Geralmente os painéis da Lava e seca são digitais e com funções mais tecnológicas, um dos motivos que torna o modelo mais caro que os outros.

  • Mini lavadora: Ainda menores que os tanquinhos, a Mini lavadora são ideais para a lavagem de pouco volume de roupa, geralmente com a capacidade entre 1 e 3kg. Esse modelo é muito econômico (água e energia) e indicado para espaços pequenos, como banheiros, e para o uso de casas com até duas pessoas que não possuem grandes quantidades de roupas para lavar.

Tamanho e capacidade

Para escolher a máquina de lavar que melhor atenda as necessidades e o espaço de uma casa, é imprescindível entender a quantidade de roupa que será lavada e o local que tenha as indicações para ser instalada.

Atualmente existem modelos que suportam entre 6 e 16kg de roupas. Quanto mais alta a capacidade, maior será o eletrodoméstico. Os modelos entre 6 e 10kg são indicados para residências de até três pessoas. Já os de 11kg, 12kg e 13kg, para as casas com até quatro pessoas. Para cinco pessoas ou mais, o ideal é investir em modelos de 15kg para cima. 

Outro fator importante, considerando o espaço onde a lavadora será instalada, é a escolha entre modelos com tampa na parte superior ou frontal.

Eficiência energética: Como economizar luz e água utilizando a lavadora

Presente na maioria das residências a máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que impacta diretamente na conta de energia elétrica. Para contribuir com a redução dos impactos ao meio ambiente, além de ajudar a reduzir a conta de luz, algumas dicas são muito importantes durante a utilização deste aparelho:

  1. Verifique a etiqueta de eficiência energética e opte por modelos mais econômicos: a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) classifica os eletrodomésticos em termos de eficiência energética, indo de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). O Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) indica quais aparelhos consomem mais ou menos energia. A classificação “A”, indica que o eletrodoméstico tem a melhor eficiência energética e proporcionam economia na conta de luz;
     
  2. Função lavagem econômica: essa opção oferece programas de lavagem mais curtos, com menor consumo de água ou permite o reaproveitamento da água utilizada na lavagem, podendo ser reutilizada em outras tarefas de casa, como limpeza de banheiro ou como descarga manual;
     
  3. Capacidade máxima no ciclo de lavagem: lavar grandes quantidades de roupa de uma vez ajuda a maximizar o uso de água e energia elétrica. Se a casa tem uma demanda de roupa suja muito maior que a capacidade da lavadora, vale a pena repensar e comprar um aparelho com capacidade mais ampla, se possível, para diminuir a quantidade de vezes de lavagem;
     
  4. Modo inverter: uma das tecnologias presentes em alguns modelos atuais, esse modo controla a rotação do eletrodoméstico de acordo com a quantidade de roupas, consumindo assim menos energia e lavando de modo eficiente. Essa função também proporciona menos ruído nas lavagens;
     
  5. Utilize o varal: se não houver a necessidade de utilizar a função de secagem da máquina, opte por secar as roupas ao ar livre. Secadoras elétricas e modelos que também secam consomem mais energia.
     
  6. Programa de água fria: durante o processo de lavagem da roupa na secadora, a maior parte de energia elétrica consumida ocorre para aquecer a água. Se possível, opte por programas de lavagem com água fria.

Saiba mais:

 

Notícias relacionadas