PT language
  • EN
  • ES
imagem de um chuveiro elétrico aberto com água jorrando

Dicas para comprar eletrodoméstico: chuveiro elétrico

04/09/24

Muito procurado por ser mais quente, principalmente em lugares e temporadas com baixa temperatura, o chuveiro elétrico ainda sim é um dos principais vilões do consumo de energia. Utilizá-lo de maneira consciente não só reduz o valor da conta de luz, como contribui para a preservação do meio ambiente. Com algumas práticas simples e a escolha do modelo certo, é possível tomar um banho confortável e de forma sustentável.

Como escolher o chuveiro elétrico ideal?

Para escolher um aparelho que seja bom e ao mesmo tempo garanta um consumo eficiente de energia, basta seguir algumas dicas:

  • Verifique a potência: chuveiros com potência entre 4.500 e 5.500 watts são mais econômicos. Modelos acima de 6.000 watts consomem mais energia, especialmente em dias frios, quando o aquecimento é intensificado.

  • Opte por modelos com controle de temperatura eletrônico: esses aparelhos permitem ajustar o aquecimento de forma mais precisa, evitando o consumo desnecessário de energia.

  • Prefira modelos com selo Procel: o selo Procel é uma garantia de eficiência energética. Chuveiros com esse selo consomem menos energia, garantindo um uso mais consciente.

  • Considere o uso de chuveiros híbridos: modelos que combinam eletricidade e energia solar podem reduzir significativamente o consumo de energia elétrica, sendo uma opção interessante para regiões com sol na maior parte do ano.

Qual chuveiro gasta menos energia?
Para escolher uma ducha que consuma menos energia, opte por modelos de potência adequada ao clima da sua região e, de preferência, que possuam controle eletrônico de temperatura. Os modelos com selo Procel, de categorias A e B, são os mais indicados para quem busca economia.

Como usar o chuveiro elétrico de forma consciente

O uso responsável da ducha traz diversos benefícios. Da redução da conta de energia à preservação do meio ambiente por meio do uso consciente da água, tornar isso um hábito também é promover um estilo de vida mais sustentável e melhor para si e para o mundo.

Para isso, é muito importante adotar algumas práticas durante o banho:

  1. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa: fechar o chuveiro enquanto utiliza o sabonete ou lava o cabelo é uma atitude simples que reduz significativamente o consumo de água e energia.

  2. Reduza o tempo de banho: está é a principal forma de economizar energia. Procure limitar seus banhos a no máximo 5 a 8 minutos. Isso pode gerar uma economia de até 30% no consumo de energia e água.

  3. Use a posição verão no chuveiro: nos dias mais quentes, ajuste o chuveiro para a posição “verão”, em que a água não sai tão quente. Essa configuração, faz o aparelho consumir cerca de 30% menos de energia.

  4. Evite banhos em horários de pico: entre 18h e 21h, horários de maior consumo de energia, a rede elétrica é mais demandada, o que pode aumentar os custos da energia. Prefira tomar banho fora desses horários.

  5. Mantenha a manutenção em dia: verifique periodicamente o estado do chuveiro. Resistências desgastadas ou mal instaladas podem aumentar o consumo de energia.

Dicas de segurança ao utilizar o chuveiro elétrico

  • Nunca troque a temperatura do chuveiro elétrico com o aparelho ligado ou quando estiver molhado. Se houver vazamento de corrente elétrica, o risco de levar um choque é grande e pode ser fatal;

  • Na instalação, certifique-se de que o fio-terra está montado corretamente, de acordo com a orientação do fabricante;

  • A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos de imediato;

  • Nunca diminua o tamanho de resistências, nem reaproveite resistências queimadas.

Saiba mais:

Dicas para comprar eletrodoméstico: geladeira

Dicas para comprar eletrodoméstico: ar-condicionado

Notícias relacionadas