- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores
COP-29: principais informações e objetivos do maior encontro sobre mudanças climáticas do mundo
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), reúne anualmente chefes de Estado e representantes de países do mundo inteiro na Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês para Conference of the Parties) para debater sobre as mudanças climáticas e práticas globais para conter seus avanços e danos.
Este ano, o encontro chega à sua 29ª edição e seguirá reforçando a necessidade de ações coletivas e ambiciosas para proteger o planeta.
Quando e onde será realizada a COP-29
A COP-29 será realizada entre os dias 11 e 22 de novembro de 2024, em Baku, capital do Azerbaijão. O país é o primeiro da região do Cáucaso, localizado entre o Leste da Europa e o Oeste da Ásia, a sediar uma Conferência das Partes.
Objetivos da 29ª edição da Conferência das Partes
A Conferência das Partes tem como objetivo geral debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos. Nas últimas décadas, os países estão se dedicando a encontrar soluções para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Durante a COP-28, realizada em Dubai, no Emirados Árabes Unidos, os participantes reforçaram os compromissos assumidos no Acordo de Paris e buscaram avançar em novas medidas concretas. Nas sessões, governos, empresas privadas e sociedade civil conversaram, junto com empresas do setor elétrico, sobre estratégias para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a promoção de energias renováveis e a implementação de políticas de adaptação às mudanças climáticas.
Já em 2024, a COP-29 deve ter como prioridade a negociação em torno das novas metas coletivas de financiamento climático. Essa edição também deverá ser um local de ampla discussão para acelerar a transição energética.
Origem e principais marcos da Conferência das Partes
A COP teve sua primeira edição realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995, mas o encontro teve origem em dos eventos mais relevantes sobre o clima e o meio ambiente: a ECO-92. Também conhecida como Cúpula da Terra, a reunião sediada em 1992, no Rio de Janeiro, foi um marco na conscientização e mobilização global em torno das questões climáticas.
Foi durante a ECO-92 que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi adotada, buscando reduzir os impactos das atividades humanas sobre o clima global. A partir desse momento, a COP passou a ser realizada anualmente para discutir novas metas e estratégias para enfrentar a mudança climática e negociar acordos internacionais.
Em quase 30 anos de história, a COP motivou decisões importantes para o meio ambiente:
COP-3: Kyoto, 1997
Adoção do Protocolo de Kyoto para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em países industrializados.
COP-13: Bali, 2007
Definição de um novo calendário de negociações para um acordo internacional que substituiu o Protocolo de Kyoto e incluiu todos os países, não apenas os industrializados.
COP-15: Copenhage, 2009
Estabelecimento de acordos sobre biodiversidade e adoção de compromisso para manter o aquecimento global em menos de 2°C.
COP-16: Cancún, 2010
Criação do Fundo Verde para o Clima (GCF) para conter mudanças climáticas em nações emergentes.
COP-21: Paris, 2015
Fundação do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a 1,5°C e substitui o Protocolo de Kyoto.
COP-22: Marrakech, 2016
Ratificação do Acordo de Paris e início da sua implementação.
COP-26: Glasgow, 2021
Assinatura do Pacto Climático de Glasgow, que estabelece regras para o mercado de carbono.
COP-27: Sharm El Sheikh, 2022
Criação do Fundo de Perdas e Danos para ajudar financeiramente países vulneráveis a se recuperar de desastres climáticos.
COP-28: Dubai, 2023
Assinatura de documento que prevê redução gradual do uso de combustíveis fósseis para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
COP-30 no Brasil em 2025
O Brasil foi eleito oficialmente, durante a COP-28, o país-sede para a realização da COP-30, que será em novembro de 2025. O estado do Pará se prepara para receber a 30ª conferência e, de acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias do evento na região.
Notícias relacionadas
2025-01-24
Neoenergia investiu R$ 152 milhões em projetos de Eficiência Energética em 2024
2025-01-22
Neoenergia celebra parceria com Ilê Aiyê na Bahia em 2025
2025-01-14
Judoca Bia Souza participa de campanha da Neoenergia Elektro para aumentar doações às famílias atingidas pelas chuvas em Peruíbe
2025-01-14
Escola de Eletricistas para Mulheres da Neoenergia é reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência global de diversidade, equidade e inclusão
2025-01-02