PT language
  • EN
  • ES
Gráfico de moedas referindo a sustentabilidade e casa com gráfico com selo graduado de A à G de eficiência energética

Aprenda a adotar o consumo consciente no dia a dia

06/09/24

Com as consequências de crises climáticas, guerras e da recente pandemia, houve uma acelerada mudança de hábitos de consumo em todo o mundo. Encarando situações, muitas vezes, não previstas decorrentes dessas variáveis, as pessoas viram a necessidade de ajustarem suas despesas para se adequarem a novas realidades e até se prepararem para eventos como esses, que chegam inesperadamente. 

O consumo responsável passou a fazer parte do pensamento do ser humano no seu dia a dia. Não à toa, o estudo global Future Consumer Index (FCI), da EY, revelou que mais de oito a cada dez respondentes consideram suas finanças uma preocupação, e pouco mais da metade (52%) não sabe se conseguirá arcar com suas despesas domésticas, fazendo com que o consumo de itens não essenciais seja cortado.

Mas o que é o consumo consciente e como inserir hábitos mais sustentáveis e responsáveis na rotina?

O que é consumo consciente?

Apesar de não ser uma nova ideia, o consumo responsável vem ganhando cada vez mais força. Ele é nada menos que uma prática de utilização dos recursos naturais e materiais de forma mais consciente e sustentável, levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos que são gerados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

Qual é a importância do consumo sustentável?

O consumo consciente é uma forma de repensar os hábitos de compra e utilização, de forma a preservar o meio ambiente e ajudar a criar uma sociedade mais justa e equilibrada ao redor do mundo. Por isso, é de responsabilidade não só do indivíduo, mas do coletivo, envolvendo empresas e governos.
São diversos os benefícios de se adotar práticas mais sustentáveis de consumo.

Economia financeira

Redução de custos a curto e longo prazo ao escolher produtos sustentáveis e mais duráveis, diminuindo gastos com manutenções e substituições. Serviços que contem com energia renovável também são grandes meios, pois economiza-se mensalmente na conta;

Redução de impactos ambientais

Ao reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados na produção de bens e serviços, bem como a quantidade de resíduos gerados, contribui-se para a preservação do meio ambiente e para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas. Um bom exemplo é o uso de produtos recicláveis, a circularidade e a produção de peças com matérias primas de curta fase de decomposição;

Uma sociedade mais consciente

Ao escolher produtos mais sustentáveis e de empresas que valorizam os direitos humanos e condições dignas de trabalho, o consumidor contribui para a promoção de uma sociedade mais digna e equilibrada.

Dicas de como praticar o consumo consciente

Ainda que de responsabilidade de todos e não só individual, dicas valiosas no dia a dia podem ajudar na prática de um consumo sustentável:

  • Evite desperdiçar alimentos: consumir alimentos de forma consciente não só ajuda na redução do impacto ambiental como no financeiro. Faça isso por meio de:
    • armazenamento correto dos alimentos seja dentro ou fora da geladeira. Isso prolonga a vida útil e evita a perda desnecessária;
    • aproveitamento de sobras de alimentos para fazer novas receitas, como sopas, saladas, sanduíches e outras preparações;
    • escolha de produtos locais e sazonais, pois estão em maior oferta e são mais frescos. Isso evita o desperdício de alimentos produzidos em outras regiões e que tiveram que ser transportados por longas distâncias.
       
  • Monte um planejamento de compras: é importante na lista de compras sempre tem em mente o que é prioridade e real necessidade ao invés de apenas desejo momentâneo. É importante optar por itens de qualidade, boa durabilidade, que se conheça a origem, com certificações e com fatores que influenciam na sua cadeira de produção. Por exemplo, se são de empresas que possuem boas práticas;
     
  • Reutilize quando for possível: além da diminuição dos impactos ambientais decorrentes da produção e do descarte de material, a reutilização contribui para a redução do desperdício de recursos naturais. Para isso, o ideal é seguir algumas estratégias:
    • aproveitar embalagens de vidro, plástico e papelão;
    • fazer reparos como costuras em roupas e consertos em aparelhos eletrônicos;
    • doar o que estiver em boas condições;
    • fazer compras de roupas, sapatos, bolsas e até utensílios domésticos em brechós;

Empresas de energia e a responsabilidade de um consumo responsável

Os impactos da mudanças climáticas já são uma realidade para a população mundial e podem ser observados na intensidade dos eventos climáticos, na elevação dos níveis do mar e nas perdas na agricultura.

Para reduzir esses impactos, cada vez mais estão havendo mudanças no padrão de consumo e as empresas de energia presentes em todo o mundo, vêm atuando ativamente. Seja por meio de ações educacionais e de eficiência energética, ou através de outras iniciativas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e combater os riscos das mudanças climáticas, tais como: investimento em uma matriz energética limpa com maior percentual de fontes renováveis, uso sustentável dos recursos naturais, desenvolvimento de programas de biodiversidade, prevenção da poluição e gestão adequada dos resíduos gerados.

Energia elétrica de forma consciente

O uso da energia elétrica proporciona conforto e comodidade e utilizar de forma consciente é bom para o meio ambiente, para o bolso e para a segurança de todos.  Mas como fazer isso? Aqui vão algumas dicas:

  • Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia;
  • Cuide bem da sua geladeira: não abra a porta a todo o momento, não forre as prateleiras e nem guarde alimentos quentes;
  • Ao utilizar o ferro de passar, junte a maior quantidade de roupas possível para passar todas de uma só vez;
  • No chuveiro elétrico, evite banhos demorados e feche a torneira enquanto se ensaboa;
  • Quando ligar o ar-condicionado mantenha janelas e portas fechadas;
  • Não durma com a TV ligada, utilize o recurso de programação “timer” e programe automaticamente o desligamento do aparelho;
  • Desligue o computador da tomada quando não estiver usando;
  • Escolha máquinas de lavar com Selo Procel ou classificação A do Inmetro.

 

SELO PROCEL SELO CONPET ETIQUETA
Reconhece os produtos mais eficientes do mercado. Em geral os melhores da categoria "A" na etiquetagem do INMETRO Que tem a cor verfde, sinaliza a eficiência energética em fogões, aquecedores de água a gás e carros. Classifica o produto, sinalizando ao consumidor qual o seu nível de enficiência e economia de energia elétrica.

 

Para mais dicas, siga a cartilha da Neoenergia: Selo Procel: O que é, para que serve e quais as vantagens?

Como calcular a conta de energia

A tarifa de energia que compõe a conta de luz representa o preço da energia, cobrada por unidade consumidora (R$/kWh). A definição das tarifas é de responsabilidade da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica –, que age em conformidade com as leis e os contratos de concessão estabelecidos com as empresas distribuidoras em diferentes regiões do país, aplicando na conta impostos, listados no final da fatura, no campo “Informações de Tributos”, nos itens ICMS, PIS e COFINS.

Todo mês é feita a leitura do medidor de energia da sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. O consumo do mês é listado no campo “Demostrativo de Consumo desta Nota Fiscal”, na sua conta de energia.

Mas como é calculado o valor cobrado na conta mensal de energia?

 

Bandeiras tarifárias

As bandeiras tarifárias na conta de luz podem sinalizar períodos de pouca chuva, ou quando os níveis dos reservatórios ficam abaixo do esperado e é preciso acionar outras fontes de energia. Elas indicam, a cada mês, se a energia custará mais ou menos em função do uso das termelétricas de geração mais cara. 

Divididas em três cores, sinalizam quando se deve empenhar mais esforço na economia de energia para economizar também na conta de luz do mês.

Vale Luz: clientes Neoenergia

O Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Cosern (RN) –, regulado pela ANEEL, prevê a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia promovendo eficiência energética através do reprocessamento dos resíduos arrecadados. O Vale Luz acontece em algumas cidades da área de concessão das referidas empresas. As informações sobre as cidades e os pontos de atendimento estão disponíveis no site da empresa.

 

Saiba mais:

 

Notícias relacionadas