PT language
  • EN
  • ES

Bitucas de cigarro poluem os oceanos e são consumidas pelos animais

15/09/19
​​​​


 

A chocante cena acima de um pássaro alimentando seu filhote com um filtro de cigarro foi captada pela fotógrafa de vida animal Karen Mason em uma praia na Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com especialistas, é comum pássaros confundirem pontas de cigarro com alimentos. Segundo reportagem do site da BBC Brasil, a Royal Society for the Protection of Birds (Sociedade Real para Proteção dos Pássaros), do Reino Unido, descreveu a imagem como "dolorosa".

Neste Dia de Combate ao Fumo (29/08), a fotografia é ideal para alertar para um grave problema que afeta o mundo inteiro: a poluição da natureza por pontas de cigarro. As bitucas ou guimbas, como são conhecidas, são o item mais comum de lixo coletado nas praias em todo o mundo, de acordo com entidades de conservação do meio ambiente. Ou seja, o cigarro, e não o plástico, é o verdadeiro poluente das praias, mais do que sacolas plásticas, canudos, garrafas e outros resíduos. Segundo a ONG Ocean Conservancy, que atua na limpeza de praias há 32 anos, foram encontradas neste período mais de 60 milhões de guimbas no litoral. Isso equivale a um terço de todo o lixo recolhido no mundo nas praias. 


 

 Além da areia da praia, vale lembrar aos fumantes que as pontas de cigarro jogadas na rua são facilmente levadas para o oceano por meio de bueiros e córregos. Não é difícil encontrar a sujeira nas grandes cidades, basta olhar atentamente para a calçada de bares e restaurantes ou perto de estações de metrô, por exemplo. Onde tem muita gente circulando, tem lixo dos fumantes pelo chão. Lançar bitucas pela janela do carro, outra prática comum, pode provocar incêndios graves. Isso porque a chama acesa pode atingir outros veículos, postos de gasolina e até a vegetação ao redor de rodovias, que rapidamente pega fogo se o ar estiver seco. 


 

 

​GUIMBAS LEVAM 10 ANOS PARA SE DECOMPOR​

Estima-se que 5,6 trilhões de cigarros são fabricados anualmente no mundo. A maioria contém um filtro feito de acetato de celulose, um material plástico que pode levar 10 anos para se decompor. Quando se desintegram, formam microplásticos que são facilmente consumidos pelos animais que vivem no mar. Pesquisadores encontraram os detritos em 70% das aves marinhas e em 30% das tartarugas marinhas.



 

CIGARRO MATA METADE DOS FUMANTES ​

Se o apelo para cuidar da natureza não sensibilizar quem fuma, há argumentos suficientes para repensar o hábito quando se fala na saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, cerca de metade de seus usuários, por doenças como câncer e diabetes. Mais de 6 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 890 mil são não fumantes expostos ao fumo passivo. E as perdas financeiras são igualmente alarmantes: o tabagismo é responsável por mais de 1,4 trilhão de dólares (cerca de 5 trilhões de reais) em custos de saúde e perda de produtividade no mundo.

 


 
 
 

TABAGISMO MATA 54 MIL CRIANÇAS POR ANO​

O tabagismo passivo está relacionado a várias doenças em crianças, como asma, bronquite, pneumonia e otites aguda e crônica, assim como a Síndrome de Morte Súbita na Infância. No mundo, o tabagismo passivo causa 54 mil mortes em crianças de 0 a 4 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer. O Inca considera o tabagismo também uma doença pediátrica, pois 80% das pessoas começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram com o hábito antes dos 15 anos. ​


 

RESTRIÇÃO DE FUMAR EM AMBIENTES PÚBLICOS EVITOU 15 MIL MORTES DE CRIANÇAS NO BRASIL ​

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência da nicotina. É como se todos os funcionários de uma empresa de grande porte morressem por dia por conta do cigarro. As vítimas sofrem, principalmente, de câncer, doença cardíaca e doenças pulmonares. 

Por outro lado, a lei que proíbe o fumo em ambientes públicos no Brasil provocou efeitos muitos positivos, segundo o Inca. O instituto estima que a restrição de fumar neste tipo de local evitou 15 mil mortes de crianças no Brasil de 2000 a 2016. Isso porque antes da lei de ambientes livres, os pequenos estavam muito mais expostos, pois inalavam fumaça de cigarro em shoppings, supermercados, salões de festa, transportes públicos, restaurantes etc.

BITUCA QUE VIRA ÁRVORE​

Como forma de amenizar o problema da poluição, a empresa Indian Prasadam Industries produz filtros biodegradáveis. O Karma Filter é feito com material 100% orgânico, biodegradável e livre de química, segundo a empresa indiana. E os filtros têm sementes, que se tornam plantas quando descartadas. Se as pontas de cigarro forem jogadas num local que contenha terra, são grandes as chances de as sementes germinarem. 


 

TRATAMENTO GRATUITO PARA PARAR DE FUMAR​

A boa notícia é que o Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. Na página do Inca sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos estados é possível obter informações sobre os locais que oferecem o tratamento.

Além disso, o Instituto Nacional de Câncer dá algumas dicas para quem quer deixar o vício. Saiba mais em https://www.inca.gov.br/como-parar-de-fumar.

 


 
 

Notícias relacionadas