PT language
  • EN
  • ES
Jogadoras da seleção brasileira feminina se cumprimentam.

Amistoso de Brasil x Espanha marca primeiro encontro de Neoenergia e Iberdrola em campo

06/04/22

​​ Jogadoras da seleção brasileira feminina se cumprimentam.

Duas das maiores potências do futebol mundial, Brasil e Espanha se enfrentam em um amistoso internacional esta semana. As equipes jogarão no estádio Rico Pérez, no próximo dia 7, na cidade espanhola de Alicante, às 15h (horário de Brasília). A disputa marca o primeiro encontro das seleções patrocinadas pela Neoenergia e pela Iberdrola, companhias que apoiam as seleções de seus países e fomentam o esporte feminino.

Para o Brasil, o confronto serve como preparação para a Copa América, disputada entre os dias 8 e 30 de julho, na Colômbia. Já a Espanha segue em fase final de preparação para a Eurocopa, disputada entre os dias 6 a 31 de julho na Inglaterra.​
 

Como chegam as seleções para o confronto?

A seleção brasileira ainda não venceu neste ano. A equipe disputou três jogos no Torneio da França, em fevereiro, e empatou duas vezes, com Holanda (1 a 1) e Finlândia (0 a 0), e perdeu para a França (2 a 1). Atualmente, a seleção brasileira feminina ocupa o nono lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa), duas posições abaixo da adversária do confronto.

Já a seleção europeia, vem crescendo no cenário internacional e defende uma invencibilidade de 19 partidas. A última vez que a Espanha sofreu um gol, aliás, foi justamente em sua última derrota: em março de 2020, contra os Estados Unidos.

 

Convocadas da Seleção Brasileira:

Para os dois amistosos, a técnica Pia Sundhage convocou 23 atletas, sendo que 13 delas atuam no futebol nacional. A craque Marta, do Orlando Pride, foi inicialmente chamada, mas sofreu uma lesão e acabou substituída por Gabi Portilho, do Corinthians. Luana, do PSG, e Rafaelle, do Arsenal, também precisaram ser desconvocadas por lesão. Confira a lista completa:

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Lorena (Grêmio) e Mayara (Internacional).

Defensoras: Rafaelle (Arsenal-ING), Giovana Campiolo (Corinthians), Tainara (Bordeaux-FRA), Tamires (Corinthians), Antonia (Madrid CFF-ESP), Thaís Regina (São Paulo), Letícia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE) e Fê Palermo (São Paulo).

Meio-campistas: Duda Santos (Palmeiras), Ary Borges (Palmeiras), Adriana (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage-EUA), Angelina (OL Reign-EUA), Ingryd (Ferroviária), Luana (Paris Saint-Germain-FRA) e Marta (Orlando Pride-EUA).

Atacantes: Gabi Nunes (Madrid CFF-ESP), Debinha (North Carolina Courage-EUA, Geyse (Madrid CFF-ESP) e Bia Zaneratto (Palmeiras).

 

Conquistas da seleção brasileira de futebol feminino

A seleção de futebol feminino do Brasil é considerada a melhor seleção da América do Sul, devido ao seu histórico positivo em campeonatos e desempenho ao longo de sua trajetória. A equipe também conta com Marta, eleita diversas vezes pela Fifa como a melhor jogadora de futebol do mundo.

A equipe se destaca ainda pelos sete títulos alcançados desde a primeira edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, iniciado em 2009. Até o momento, foram oito edições realizadas e o Brasil manteve o alto nível em suas participações.

 

Conquistas da seleção espanhola de futebol feminino

Há 19 jogos sem perder, a seleção da Espanha segue uma boa sequência de partidas e vem de bons resultados em competições de base, com dois títulos continentais (sub-17 e sub-19) e a conquista do Mundial sub-17, todos em 2018.

A atleta Alexia Putellas é a principal da equipe e foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa e Bola de Ouro (ambas as premiações em 2021). A jogadora também é embaixadora para a igualdade no esporte pela Iberdrola.​
 

Fomento ao esporte e à igualdade de gênero

O apoio ao esporte feminino tornou-se uma alavanca de desenvolvimento para Neoenergia e Iberdrola, que têm a igualdade entre homens e mulheres como um de seus valores fundamentais. Além de promover o esporte como agente de mudança social, promovendo vida saudável, respeito e disciplina, o objetivo das duas empresas é ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional, reforçando seu compromisso com a igualdade de oportunidades.

Em 2021, a Neoenergia se tornou a primeira empresa a apoiar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. O acordo, válido até 2025, também prevê apoio à competição nacional de clubes, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia​. Este patrocínio, o maior da história da empresa, é símbolo de uma atitude que se estende em diversos âmbitos.

A Iberdrola foi a primeira companhia a realizar uma oportunidade global para o fomento da participação da mulher no âmbito esportivo, como via para impulsar a igualdade de oportunidades. Atualmente, a companhia apoia diretamente 32 federações e dá nome a 32 ligas de categoria máxima, alcançando mais de 300.000 atletas.

As iniciativas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao número 5, Igualdade de gêne​​ro.​

 

 

 

Notícias relacionadas