
Amistoso de Brasil x Espanha marca primeiro encontro de Neoenergia e Iberdrola em campo
Duas das maiores potências do futebol mundial, Brasil e Espanha se enfrentam em um amistoso internacional esta semana. As equipes jogarão no estádio Rico Pérez, no próximo dia 7, na cidade espanhola de Alicante, às 15h (horário de Brasília). A disputa marca o primeiro encontro das seleções patrocinadas pela Neoenergia e pela Iberdrola, companhias que apoiam as seleções de seus países e fomentam o esporte feminino.
Para o Brasil, o confronto serve como preparação para a Copa América, disputada entre os dias 8 e 30 de julho, na Colômbia. Já a Espanha segue em fase final de preparação para a Eurocopa, disputada entre os dias 6 a 31 de julho na Inglaterra.
Como chegam as seleções para o confronto?
A seleção brasileira ainda não venceu neste ano. A equipe disputou três jogos no Torneio da França, em fevereiro, e empatou duas vezes, com Holanda (1 a 1) e Finlândia (0 a 0), e perdeu para a França (2 a 1). Atualmente, a seleção brasileira feminina ocupa o nono lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa), duas posições abaixo da adversária do confronto.
Já a seleção europeia, vem crescendo no cenário internacional e defende uma invencibilidade de 19 partidas. A última vez que a Espanha sofreu um gol, aliás, foi justamente em sua última derrota: em março de 2020, contra os Estados Unidos.
Convocadas da Seleção Brasileira:
Para os dois amistosos, a técnica Pia Sundhage convocou 23 atletas, sendo que 13 delas atuam no futebol nacional. A craque Marta, do Orlando Pride, foi inicialmente chamada, mas sofreu uma lesão e acabou substituída por Gabi Portilho, do Corinthians. Luana, do PSG, e Rafaelle, do Arsenal, também precisaram ser desconvocadas por lesão. Confira a lista completa:
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Lorena (Grêmio) e Mayara (Internacional).
Defensoras: Rafaelle (Arsenal-ING), Giovana Campiolo (Corinthians), Tainara (Bordeaux-FRA), Tamires (Corinthians), Antonia (Madrid CFF-ESP), Thaís Regina (São Paulo), Letícia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE) e Fê Palermo (São Paulo).
Meio-campistas: Duda Santos (Palmeiras), Ary Borges (Palmeiras), Adriana (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage-EUA), Angelina (OL Reign-EUA), Ingryd (Ferroviária), Luana (Paris Saint-Germain-FRA) e Marta (Orlando Pride-EUA).
Atacantes: Gabi Nunes (Madrid CFF-ESP), Debinha (North Carolina Courage-EUA, Geyse (Madrid CFF-ESP) e Bia Zaneratto (Palmeiras).
Conquistas da seleção brasileira de futebol feminino
A seleção de futebol feminino do Brasil é considerada a melhor seleção da América do Sul, devido ao seu histórico positivo em campeonatos e desempenho ao longo de sua trajetória. A equipe também conta com Marta, eleita diversas vezes pela Fifa como a melhor jogadora de futebol do mundo.
A equipe se destaca ainda pelos sete títulos alcançados desde a primeira edição do Torneio Internacional de Futebol Feminino, iniciado em 2009. Até o momento, foram oito edições realizadas e o Brasil manteve o alto nível em suas participações.
Conquistas da seleção espanhola de futebol feminino
Há 19 jogos sem perder, a seleção da Espanha segue uma boa sequência de partidas e vem de bons resultados em competições de base, com dois títulos continentais (sub-17 e sub-19) e a conquista do Mundial sub-17, todos em 2018.
A atleta Alexia Putellas é a principal da equipe e foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa e Bola de Ouro (ambas as premiações em 2021). A jogadora também é embaixadora para a igualdade no esporte pela Iberdrola.
Fomento ao esporte e à igualdade de gênero
O apoio ao esporte feminino tornou-se uma alavanca de desenvolvimento para Neoenergia e Iberdrola, que têm a igualdade entre homens e mulheres como um de seus valores fundamentais. Além de promover o esporte como agente de mudança social, promovendo vida saudável, respeito e disciplina, o objetivo das duas empresas é ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional, reforçando seu compromisso com a igualdade de oportunidades.
Em 2021, a Neoenergia se tornou a primeira empresa a apoiar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. O acordo, válido até 2025, também prevê apoio à competição nacional de clubes, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Este patrocínio, o maior da história da empresa, é símbolo de uma atitude que se estende em diversos âmbitos.
A Iberdrola foi a primeira companhia a realizar uma oportunidade global para o fomento da participação da mulher no âmbito esportivo, como via para impulsar a igualdade de oportunidades. Atualmente, a companhia apoia diretamente 32 federações e dá nome a 32 ligas de categoria máxima, alcançando mais de 300.000 atletas.
As iniciativas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao número 5, Igualdade de gênero.
Notícias relacionadas
2025-04-25
Ilumina Social: Instituto Neoenergia lança pela primeira vez edital com foco em saúde e bem-estar
2025-04-22
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
2025-04-15
Nova campanha da Neoenergia celebra a potência feminina no esporte e reforça apoio às atletas embaixadoras da marca
2025-03-27
Instituto Neoenergia lança chamada inédita unificada de editais para apoiar projetos sociais
2025-03-21