Instituto Neoenergia promove educação patrimonial em Itanhaém (SP)

19-08-24 14:56

O Programa de Iluminação Cultural realizou, entre 6 e 16 de agosto, a primeira das quatro dinâmicas de educação patrimonial previstas para as escolas municipais de Itanhaém. Alinhada à salvaguarda da organização no Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, a iniciativa promove reflexões dos alunos sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro.

As atividades são lideradas por professores e arte-educadores de forma lúdica, por meio de oficinas que discutem a importância da valorização dos saberes, tradições locais e do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ao todo, mais de 300 estudantes de 13 escolas serão contemplados pela ação de educação patrimonial ao longo dos próximos meses.

Para alinhar as estratégias e expectativas acerca das dinâmicas da ação de educação patrimonial em Itanhaém, foram realizadas, nos dias 29 e 30 de julho, sessões de orientação com os professores e arte-educadores que integrarão a iniciativa. O encontro ocorreu na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE) do município.

"Esta ação do Instituto Neoenergia vem somar e ajudar a alavancar as propostas e desafios que nós, artistas da cidade, temos feito e trabalhado durante muitos anos: atingir os jovens da cidade na forma de apresentar resgatar a nossa identidade a partir da arte, no meu caso, a fotografia” conta o arte-educador Marcos Rogério.

Em paralelo à ação de educação patrimonial, o Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia contribuirá com a conservação e preservação do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. A salvaguarda inclui a instalação de uma nova iluminação ecoeficiente na edificação, que será inaugurada em um evento gratuito e aberto ao público.

Desde 2015, a iniciativa estimula a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, em estrito alinhamento à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Até então, seis edificações históricas já foram contempladas pelo Programa de Iluminação Cultural:

Nesta edição, o programa do Instituto Neoenergia conta com as parcerias da Prefeitura de Itanhaém, da Diocese de Santos, da Brasilis Produções Culturais e da Neoluz.

Como funciona o Programa de Iluminação Cultural?


Além de estimular a educação patrimonial e a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro, o Programa de Iluminação Cultural favorece o desenvolvimento econômico local e incentiva a interiorização do turismo sustentável nas regiões abrangidas. Assim como impulsiona a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades.

Três eixos fundamentais guiam as atividades desenvolvidas pela iniciativa do Instituto Neoenergia:

  • Projeto luminotécnico: o equipamento cultural recebe um processo de salvaguarda complexo, culminando na instalação de um projeto luminotécnico ecoeficiente que destaca os seus elementos arquitetônicos e reduz o consumo de energia;
  • Ação de educação patrimonial: orientados por professores e arte-educadores das localidades beneficiadas, estudantes da rede pública de ensino participam de oficinas de educação patrimonial para discutir a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos saberes e tradições locais;
  • Intervenção cultural: a inauguração do projeto luminotécnico acontece em um grande evento gratuito e dirigido à comunidade, em que artistas e manifestações culturais locais apresentam suas performances. Além disso, profissionais locais atuam como parceiros nas ações operacionais e de produção da festividade.

A elaboração e gerenciamento da ação de educação patrimonial e sua conexão com a Agenda 2030 está disposta em um manual produzido com base nas experiências das últimas edições do Programa de Iluminação Cultural.

Clique aqui para conhecer o documento e aprender mais sobre a educação patrimonial!