Programa de Iluminação Cultural

Instituto Neoenergia celebra nova iluminação ecoeficiente da Igreja Senhora Santana

16-11-23 15:21

Evento cultural gratuito marca inauguração do monumento salvaguardado pelo Programa de Iluminação Cultural e os 5 anos do Instituto

O Instituto Neoenergia realiza na próxima quarta-feira (22), o lançamento da nova iluminação ecoeficiente da Igreja Senhora Santana, localizada em Rio de Contas (BA). A celebração marca a inauguração do sexto monumento salvaguardado pelo Programa de Iluminação Cultural, iniciativa do Instituto que promove a conservação e recuperação de edificações emblemáticas do país.

A programação conta com uma intervenção cultural com início previsto para às 16h. incluindo um cortejo multicultural que percorrerá quatro marcos históricos da cidade até a Igreja Senhora Santana. Em seguida, haverá uma apresentação cultural que reunirá artistas e manifestações locais, nas escadarias da Igreja, culminando na inauguração da nova iluminação.

Além disso, alunos e arte-educadores participantes da ação de educação patrimonial apresentarão os trabalhos desenvolvidos em sala de aula em quatro espaços relevantes para a história de Rio de Contas. A iniciativa, parte do Programa de Iluminação Cultural, visa, por meio de oficinas realizadas em escolas do município, aprofundar o conhecimento de crianças e adolescentes acerca da importância do patrimônio cultural brasileiro, especialmente do município de Rio de Contas, para que possam desfrutar de um sentimento de orgulho por fazer parte da história cultural de sua comunidade.

O Programa de Iluminação Cultural é uma iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Neoenergia Coelba, Prefeitura de Rio de Contas, Diocese de Nossa Senhora do Livramento e produção da Brasilis Produções Culturais.

O evento também celebra os cinco anos do Instituto Neoenergia, que desde 2018 já investiu R$ 40,8 milhões em projetos e programas que têm como objetivo colaborar com a redução das desigualdades sociais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como fortalecer a luta contra as mudanças climáticas e promover ações de preservação da natureza e conservação da biodiversidade.

 

Confira a programação completa: 

16h - Ocupação Cultural

18h - Concentração do Cortejo

19h - Cortejo da Luz

20h30 - Tributos a Rosalvo Araújo Mineiro (Rosa), Claudina Martina Silva (Coló) e Esther Trindade 

20h45 - Inauguração da Iluminação + apresentações artísticas

21h - Entrada na Igreja + Apresentação de convidado surpresa