Resgatando a História salvaguarda Estação Ferroviária de Caruaru (PE)

24/05/21 20:24

 

O Instituto Neoenergia participou, no último sábado (18), da inauguração da Estação Criativa, antiga Estação Ferroviária de Caruaru, contemplada pelo Resgatando a História. Maior chamada pública voltada à salvaguarda do patrimônio histórico e cultural brasileiro, o programa é promovido pela organização em parceria com o BNDES.

Nesta primeira fase, foi concluída a revitalização do espaço, processo conduzido com recursos próprios do município e dos Ministérios do Turismo e da Justiça. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Instituto Neoenergia destinará R$ 2,5 milhões para a salvaguarda desse patrimônio histórico tombado pelo IPHAN.


 

“A aquisição dos equipamentos para garantir o pleno funcionamento desse novo complexo cultural será realizada por nós. É um grande prazer contribuir com o fortalecimento da cultura local, potencializando nossa contribuição à salvaguarda do patrimônio material e imaterial brasileiro”, afirma Renata Chagas, Diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Além dela, estavam presentes no evento diversas autoridades locais e executivos da Neoenergia. Durante a solenidade, Solange Ribeiro, Vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da organização, reforçou a importância do trabalho de salvaguarda que será levado adiante pelo Instituto Neoenergia:

“Reforço minha satisfação em poder estar aqui, representando a Neoenergia, contribuindo com o restauro de um patrimônio histórico tão relevante, de forma a estimular as manifestações de cultura popular e economia criativa.”

Salvaguarda do Portomídia

O Instituto Neoenergia também está apoiando a reforma do Portomídia, imóvel localizado em Recife (PE) que funciona como uma plataforma de fomento à economia criativa. Incentivando a tecnologia voltada à economia digital, o espaço é estruturado por meio de quatro diretrizes:

  • Experimentação;
  • Exibição;
  • Educação;
  • Empreendedorismo.

A organização está investindo R$ 2 milhões em benfeitorias necessárias para a requalificação e ampliação do patrimônio histórico, estimulando cadeias de negócios em: tecnologia games; cine vídeo e animação; multimídia; design; fotografia; música.

Conexão com os ODS

O Resgatando a História é uma ação pioneira de restauração, conservação e valorização do patrimônio material e imaterial do país. Integrante do pilar de Arte e Cultura do Instituto Neoenergia, a iniciativa promove a preservação da memória, identidade e conhecimento da diversidade cultural brasileira.

Por meio da salvaguarda de acervos memoriais, o programa contribui com o alcance dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • 4 - Educação de qualidade;
  • 8 - Trabalho decente e crescimento econômico;
  • 11 - Cidades e comunidades sustentáveis.