Instituto Neoenergia publica resultado de edital sobre direitos da criança e adolescente

2024/04/02 14:05

O Instituto Neoenergia anunciou os contemplados pelo Fundo de Fomento Redes de Territórios pela Infância, iniciativa de fomento à garantia dos direitos da criança e adolescente em Caruaru (PE). Cada um dos cinco projetos selecionados será contemplado com apoio financeiro de até R$ 30 mil e acompanhamento técnico para sua implantação.

Realizado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o projeto Redes de Territórios pela Infância visa fortalecer atores locais que atuem em prol dos direitos da criança e adolescente e em defesa do cumprimento integral do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90).

A iniciativa também estimula a integração entre organizações da região, criando uma rede de ações integradas e intersetoriais para o combate ágil às violações aos direitos da criança e adolescente. Com isso, reforça o sentido de que todos somos corresponsáveis pela superação dos desafios que envolvem as desigualdades sociais enfrentadas pelos mais jovens.

Quais são as iniciativas contempladas?

O Fundo de Fomento do Redes de Territórios pela Infância está diretamente alinhado à doutrina de proteção integral do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os cinco coletivos e organizações da sociedade civil selecionados atuam em um contexto de apoio ao desenvolvimento sustentável e inclusão social.

  • Projeto Informação e Arte na Celebração da Vida, voltado à promoção do acesso à cultura e a informações de saúde para crianças e adolescentes (Parceria: ICIA e Boi Tira Teima);
  • Projeto Arte e Terra, dedicado a atividades relacionadas ao reflorestamento e desenvolvimento sustentável em alinhamento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Parceria: Som da Serra e Escola Manoel Trajano de Arruda);
  • Projeto Cuidar de Quem Cuida, responsável por dar suporte e informação a mães atípicas ou responsáveis legais atípicos, com instruções de saúde física e mental (Parceria: Atipicamente e Ponto e Vírgula);
  • Projeto Incluir, que incentiva a socialização e inclusão de jovens com deficiência (Parceria: Atipicamente e Orgulho Down);
  • Projeto Cantigas das Marias: tocando, cantando e dançando, encarregado de resgatar canções populares por meio de conhecimentos tradicionais de mulheres da comunidade local para as novas gerações (Parceria: Mãe Morena e Junior).

Os projetos deverão ser executados em até nove meses, dentro do período de 1 de abril a 31 de dezembro de 2024.

Guia de Oportunidades

O Redes de Territórios pela Infância produziu, em 2023, em parceria com a Comissão de Organizações de Base Comunitária, a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA), um guia de oportunidades de serviços e organizações da sociedade civil voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.

Clique aqui e conheça o guia!