Como apoiar a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro?

24/09/02 18:05

A riqueza cultural é uma das características mais marcantes do Brasil, um país de dimensões continentais e diverso em costumes e tradições regionais. Juntos, seus bens de natureza material e imaterial formam o Patrimônio Cultural Brasileiro, conceito que diz respeito a tudo que detém valor inestimável e histórico para a nação.

Diante disso, atuar em prol da salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro é essencial para manter viva a identidade e legado do nosso povo. Os governos, em suas diferentes esferas, possuem uma grande responsabilidade em relação a esse processo, mas as organizações, especialmente do terceiro setor, também são capazes de contribuir muito!

Parece complexo, mas são vários os exemplos de como esse apoio à salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro pode ser colocado em prática em conexão à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles:

  • Promoção da educação patrimonial;
  • Conservação e preservação de edificações históricas;
  • Apoio a eventos culturais.

Educação patrimonial

Estimular o conhecimento sobre o Patrimônio Cultural Brasileiro é fundamental para conscientizar a população acerca da importância das tradições culturais locais. A educação patrimonial garante que os saberes sejam transmitidos para as próximas gerações, incentivando o engajamento comunitário e a manutenção de legados históricos.


Alunos de Rio de Contas (BA) em educação patrimonial do Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia

Fortalecendo a identidade cultural de uma comunidade, a educação patrimonial também contribui com a conservação e preservação dos bens materiais do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ao incentivar esse senso de pertencimento, a ação torna a sociedade mais proativa em termos de salvaguarda de monumentos e construções simbólicas.

As escolas são um espaço muito propício à realização de atividades que promovam a educação patrimonial, pois as crianças e adolescentes são cidadãos plenamente capazes de entender a importância do tema, multiplicar o conhecimento e serão, no futuro, os guardiões do nosso Patrimônio Cultural Brasileiro!

Conservação e preservação de edificações históricas

Prédios, monumentos e construções são mais do que símbolos arquitetônicos do Patrimônio Cultural Brasileiro, mas testemunhas físicas do passado. Eventos históricos aconteceram nesses espaços, que guardam consigo evidências da memória coletiva e estilos de vida em diferentes épocas. Mantê-los de pé e em boas condições é muito importante!


Igreja Senhora Santa de Rio de Contas (BA), alvo do Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia

Edificações representativas em bom estado de conservação e contempladas por ações de salvaguarda são motivo de orgulho para suas comunidades, servindo ao propósito de coesão social. Além disso, incentivam o turismo sustentável e podem ser utilizadas como ferramentas para atividades de engajamento comunitário, como a educação patrimonial.

Vale ressaltar a importância de que iniciativas de conservação e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro conduzidas por organizações do terceiro setor ultrapassem a barreira dos grandes centros urbanos e cheguem ao interior do país!

Apoio a eventos culturais

A salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro pode ser apoiada por meio do incentivo à realização de eventos dos mais diversos tipos. Exposições, festivais, celebrações, entre infinitas possibilidades de intervenções artísticas gratuitas, trazem visibilidade a manifestações e expressões culturais locais, fortalecendo memórias e tradições de um povo.


Evento na Igreja Senhora Santana, contemplada pelo Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia

Além disso, oferece oportunidade de trabalho e geração de renda para diversos segmentos, promovendo a inclusão social e o acesso à cultura para pessoas de todas as idades. Essa frente, assim como as outras, também colabora diretamente com o alcance de diferentes metas da Agenda 2030 da ONU.

Instituto Neoenergia e a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro

No Instituto Neoenergia, trabalhamos fortemente com iniciativas dirigidas ao Patrimônio Cultural Brasileiro. Além dos programas e projetos no pilar de Arte e Cultura, vemos a temática de forma transversal em outros pilares de atuação, como no projeto Redes de Territórios pela Infância, do pilar de Ação Social.

Além disso, trabalhamos com foco em valorizar o interior do Brasil e o Patrimônio Cultural Brasileiro, sejam edificações emblemáticas ou em iniciativas de apoio para as manifestações culturais. Isso quer dizer que buscamos colocar luz mesmo no que os fazedores de cultura estão fazendo de lindo fora da capital. É possibilitar cada vez mais que essa riqueza de muitos seja mais e mais conhecida.

Temos a certeza de que quando atuamos com ações que valorizam esse tema, estamos dando mais luz e energia a nossa história e as pessoas que dela fizeram, fazem e farão parte.

Todas essas ações listadas acima são parte integrante do Programa de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia!

Comprometido com a salvaguarda do Patrimônio do Cultural Brasileiro por meio de três eixos de atuação, a iniciativa atua, desde 2015, com o objetivo de contribuir com a conservação e a preservação de edificações emblemáticas do país. A educação patrimonial é um de seus direcionadores mais importantes.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Iluminação Cultural e como o Instituto Neoenergia, como organização do terceiro setor, valoriza o Patrimônio Cultural Brasileiro em conexão à Agenda 2030!

Como posso apoiar a salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro?

Não são só as organizações e os governos que podem incentivar a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, você também pode ser um aliado nessa jornada. Mas como?

  • Estudando sobre a nossa história e o Patrimônio Cultural Brasileiro;
  • Participando de atividades de educação patrimonial;
  • Frequentando eventos culturais;
  • Atuando como voluntário em iniciativas de conservação e preservação;
  • Promovendo e divulgando ações de impacto nas redes sociais;
  • Conversando com familiares e amigos sobre o assunto;
  • Apoiando financeiramente organizações da sociedade civil.

São muitas as possibilidades, mas o fundamental é que você esteja sempre engajado e por dentro da importância da valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro!