PT language
  • EN
  • ES
Placeholder

Inovação em Energia

A Neoenergia é reconhecida pela sua atuação e boas práticas em inovação. Confira a lista de prêmios adquiridos pela companhia dentro desse âmbito.

Reconhecimentos

Pelo terceiro ano consecutivo, a Neoenergia permanece na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. A 18ª carteira do ISE B3 vigora em 2023, reunindo 70 ações de 70 companhias. Criado em 2005, o ISE é o quarto índice de sustentabilidade lançado no mundo e contempla as companhias que possuem as melhores práticas ESG.

A Neoenergia integra, pelo terceiro ano consecutivo, o índice FTSE4Good Index Series. O FTSE4Good é um dos mais importantes índices internacionais de sustentabilidade e é aferido pela Financial Times Stock Exchange (FTSE) Russell, divisão da Bolsa de Valores de Londres. Ele é composto por companhias de capital aberto comprometidas com critérios ESG, a partir de rígidos critérios de seleção que consideram mais de 300 indicadores públicos.

Desde a sua estreia em cada caderno, 2021 para Clima e 2022 para Segurança Hídrica, a Neoenergia obteve o score A- do CDP Clima e B no caderno de segurança hídrica, colocando-se em posição de liderança diante de seus pares. A pontuação é resultado da estratégia de negócio adotada pela companhia, focada em acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática. A empresa participa oficialmente do CDP desde 2021, quando foi listada, pela primeira vez, entre as instituições líderes em desempenho ambiental e comprometidas com a crescente demanda por mais comunicação e transparência ambiental.

A Neoenergia ficou entre as primeiras colocadas nos rankings do setor elétrico referentes ao melhor CFO e melhor profissional de Relações com Investidores, além de conquistar reconhecimento nas categorias de práticas ESG e Best Analyst Day. A premiação, promovida pela revista Institutional Investor, realizou pesquisa com 911 profissionais de 434 instituições de serviços financeiros.

A holding Neoenergia e seis de suas empresas controladas foram classificados na edição especial da revista Exame Melhores e Maiores. Com apoio do Ibmec, responsável pela metodologia, o anuário listou 87 empresas do segmento em 2022, avaliando o crescimento das receitas entre 2020 e 2021, assim como aspectos relacionados a ESG.

A companhia se manteve, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking das empresas com melhor desempenho do setor elétrico no anuário elaborado pela S&P Global ESG, que reúne as instituições com as melhores práticas nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG).

Pelo segundo ano consecutivo, a Neoenergia foi reconhecida como uma das dez empresas na categoria receita líquida acima de R$ 20 bilhões pela qualidade e transparência de suas informações financeiras, consistência do relatório de administração e aderência aos princípios contábeis. O Troféu Transparência é uma iniciativa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), também conhecido como o “Oscar da Contabilidade”.

Destaque no ranking do jornal Valor Econômico na edição de 2022, pelos resultados alcançados no ano anterior, o grupo ficou na 24ª posição entre as maiores empresas do Brasil (25ª em 2021) e com o 2º lugar em receita líquida no setor de energia elétrica.

A Neoenergia figura como empresa Top 10 com mais premiações ao longo dos dez anos de existência do Prêmio Smart Customer, que reconhece as práticas empresariais que oferecem melhor experiência a clientes e empregados. Além disso, nessa edição, obteve Ouro com “Tecnologia e Cliente – um case de experiência”, em parceria com a empresa Wittel; e Bronze, com o case “Gestão Fim a Fim: Personalização e Acolhimento ao cliente Neoenergia”.

A companhia foi vencedora do Prêmio Conarec na categoria Energia e Utilities pelo resultado dos investimentos constantes em digitalização dos processos e aprimoramento da experiência de seus consumidores. A premiação é organizada pelo Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec).

Três troféus de primeiro lugar foram concedidos à Neoenergia entre as seis categorias do Prêmio OSE – O Setor Elétrico de Qualidade das Instalações Elétricas, realizado pelo quarto ano consecutivo. O prêmio é uma iniciativa da revista O Setor Elétrico em parceria com o Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase), que reconhece os esforços bem-sucedidos de elaboração, especificação e instalação de projetos de engenharia elétrica no país. Na categoria Inovação Tecnológica, o projeto vencedor foi o “Godel – Observatório de redes para redução de perdas”. Na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, o projeto premiado foi “Desenvolvimento de tecnologia para inserção de Microrredes em sistemas isolados”. E, na categoria Prêmio OSE 2022, o melhor trabalho foi o projeto “Desenvolvimento de tecnologia para inserção de Microrredes em sistemas isolados”.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) reconheceu a Neoenergia Cosern como a distribuidora com melhor gestão operacional do Brasil entre as empresas com mais de 500 mil consumidores. A concessionária também conquistou o segundo lugar entre as distribuidoras mais bem colocadas no país e na região Nordeste, assim como na categoria gestão econômico-financeira. No quesito avaliação dos clientes, a empresa ficou em terceira colocação.

A Neoenergia Cosern foi reconhecida como a empresa com melhor modelo de gestão do Brasil – categoria Ouro – no Prêmio Melhores em Gestão, organizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A distribuidora tem, em seu histórico na FNQ, dez participações, entre o Prêmio Nacional da Qualidade e o Melhores em Gestão.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu a Neoenergia Cosern como a distribuidora com melhor desempenho de fornecimento em relação a todas as outras de grande porte (mais de 400 mil clientes) no Brasil. A classificação foi feita com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), índice que mede a performance das distribuidoras em relação aos limites definidos pela própria Aneel, que vai de 0 a 1 (quanto menor, melhor é o desempenho da distribuidora).

A Neoenergia ganhou o prêmio Ouro com o case Gestão Fim a Fim. A iniciativa é o principal reconhecimento da área de gestão de clientes e customer experience, destacando as melhores práticas do mercado brasileiro com troféus de ouro, prata e bronze. Além disso, o grande vencedor de cada categoria se classifica para participar do Prêmio Latam 2023, concorrendo com empresas da Argentina, Colômbia, México e Paraguai, países que fazem parte da Alianza Latino Americana de Organizaciones para la Interacción con Clientes (Aloic).

Pela quarta vez consecutiva, a companhia recebeu o Selo de Empresa Pró-Ética (da Controladoria Geral da União – CGU), na edição 2020-2021. Para a edição 2022, a ser divulgada em novembro/2023, além das quatro distribuidoras do grupo submetidas anualmente ao processo – Neoenergia Coelba, Neoenergia Elektro, Neoenergia Cosern e Neoenergia Pernambuco – foi incluída a Neoenergia Brasília, que já está totalmente inserida no programa de integridade do grupo.

IFC – Solange Ribeiro, vice-presidente Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, é uma das seis mulheres líderes empresariais destacadas pelo International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para o setor privado, como exemplo de atuação para o enfrentamento dos desafios climáticos. Além do seu papel na Neoenergia e no setor elétrico brasileiro, atua como vice-presidente no Conselho do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), para engajar empresas e governo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Dez Princípios do Pacto Global.

A diretora-executiva de Renováveis da Neoenergia, Laura Porto, recebeu o título de Embaixadora do Vento no principal congresso e feira de negócios da América Latina sobre energia eólica, o Brazil Windpower 2022. A homenagem é um reconhecimento aos mais de 20 anos de contribuições ao desenvolvimento da energia eólica no setor elétrico brasileiro. Foi a primeira mulher a receber o prêmio. Em discurso de agradecimento, a executiva lembrou as mudanças do mercado nas duas últimas décadas, desde o momento em que era considerada uma fonte alternativa até o debate atual sobre a eólica offshore. Além disso, reforçou a importância de atuar com ética, responsabilidade econômica e socioambiental e em uma cultura organizacional mais humana, colaborativa e diversa.

Projeto criado em 2018 que mapeia mulheres em cargos executivos do setor de energia com o objetivo de pautar o discurso sobre diversidade e inclusão de gênero no setor de forma positiva. Em 2022, foram indicadas 180 mulheres ao prêmio, com participação da Neoenergia em 4 indicações, Laura Porto, diretora-executiva de Renováveis; Solange Ribeiro, vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade; Thaisa Alcoforado, Superintendente de Desenvolvimento de Negócios Renováveis; e Claudia Suanno, Superintendente de Regulação.

O Junt+s, programa de diversidade da Neoenergia, foi vencedor do mais importante reconhecimento da Comunicação Empresarial do Brasil. O programa recebeu a premiação na etapa regional Rio de Janeiro na categoria Diversidade e Inclusão.

A Neoenergia conquistou o troféu prata do Prêmio ABT com o case Gestão Fim a Fim. A iniciativa da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) é a maior premiação em relacionamento com o cliente do Brasil e tem como propósito reconhecer e divulgar as melhores práticas apresentadas pelas empresas participantes, transformando os cases vencedores em referência para o mercado.

A Neoenergia conquistou a posição de TOP 50 Open Corps e 4º lugar na categoria Energia Elétrica e Renováveis do ranking Top 100 Open Corps 2022, iniciativa que reconhece as corporações líderes em inovação aberta com startups. Para o ranking, foram submetidos projetos de todos os negócios da Neoenergia realizados com a colaboração de startups.