PT language
  • EN
  • ES
Placeholder

Índices e Dados de Sustentabilidade

Confira os índices e dados de sustentabilidade da Neoenergia.

A Neoenergia está presente em diversos Índices de Sustentabilidade, reflexo do seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o que contribui para a criação de valor para todos os seus públicos de relacionamento.

Diretora-presidente adjunta da empresa, Solange Ribeiro, foi nomeada como vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU.
Filiada desde 2016, Neoenergia assinou o posicionamento Empresários pelo Clima, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e participa dos CTs de Mudanças Climáticas, Água e Biodiversidade.

A companhia se manteve, pelo terceiro ano consecutivo, no ranking das empresas com melhor desempenho do setor elétrico no anuário elaborado pela S&P Global ESG.

 

 

Diretora-presidente adjunta da empresa, Solange Ribeiro, foi nomeada como vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU.
Filiada desde 2016, Neoenergia assinou o posicionamento Empresários pelo Clima, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e participa dos CTs de Mudanças Climáticas, Água e Biodiversidade.

Integra um dos mais importantes índices internacionais de sustentabilidade - FTSE4Good Index Series - aferido pela Financial Times Stock Exchange (FTSE) Russell, divisão da Bolsa de Valores de Londres.

Obteve o Selo Ouro do programa pelo segundo ano consecutivo, pela publicação do inventário de gases de efeito estufa.

Participa da organização desde 2016, que reúne empresas brasileiras no sentido de contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos de forma a reduzir as desigualdades do país.

A Neoenergia faz parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. 

Obteve o score A- no caderno CDP Clima e B no caderno Segurança hídrica, pontuações que nos colocam em posição de liderança comparativamente aos nossos pares e refletem nossa estratégia de negócio, focada em acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática.

É participante da Rede Brasil do Pacto Global e está engajada GTs de Clima e Água. Comprometida com os 10 Princípios do Pacto Global.

A Neoenergia faz parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. 

É participante da Rede Brasil do Pacto Global e está engajada GTs de Clima e Água. Comprometida com os 10 Princípios do Pacto Global.
Parceira da entidade desde 2001. É uma das signatárias do Compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência do Instituto Ethos. Aderiu ao manifesto anticorrupção da entidade e faz parte do GT brasileiro Anticorrupção.

Faz parte da carteira 2025 do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3, que reúne ações de 64 empresas que têm menores coeficientes de emissões de gases de efeito estufa, adotam práticas de gestão e publicam inventário de emissões.

Integra o ranking de 2025 do Clean200, desenvolvido pela Corporate Knights e pela As You Sow, que reúne as 200 maiores empresas globais que estão na vanguarda da transição para um futuro energético mais limpo e sustentável, com base em suas receitas geradas a partir de produtos e serviços sustentáveis.

Obteve o score A no caderno CDP Clima, passando a integrar o seleto grupo de empresas da A list. Esse resultado nos coloca em posição de liderança comparativamente aos nossos pares e refletem nossa estratégia de negócio, focada em acelerar a transição energética rumo à neutralidade climática. Adicionalmente, obteve score B no caderno Segurança Hídrica.

A Neoenergia está incluída no S&P Global Sustainability Yearbook 2025, marcando o quinto ano consecutivo em que a companhia se mantém no ranking das empresas com melhor desempenho na avaliação de sustentabilidade corporativa do setor elétrico.

Alianças e parcerias

Coerente com sua estratégia de sustentabilidade, a Neoenergia apoia abordagens ambiciosas no marco das políticas climáticas e no estabelecimento de planos e objetivos, por meio de alianças, declarações e compromissos públicos em prol da descarbonização da economia como eixo central para a recuperação verde e um crescimento econômico robusto e sustentável.

A empresa participa da iniciativa Empresários pelo Clima, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), contribuindo ativamente nos projetos de lei que tratam da criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), nos comprometendo a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), estabelecer uma Precificação Interna de Carbono, descarbonizar as operações e cadeias de valor e investir em tecnologias verdes. É também membro atuante nas câmaras temáticas de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis e Biodiversidade e Biotecnologia do CEBDS. A segunda câmara também tem relação com a agenda de mudanças climáticas pela valoração da floresta em pé e combate ao desmatamento ilegal.

Em 2023, a companhia aderiu à Iniciativa Forward Faster do Pacto Global, que visa promover ações ambiciosas e acelerar o setor privado para alcançar as metas dos ODS, especialmente em temas como igualdade de gênero, salário digno, ação climática, resiliência hídrica e financiamento e investimento sustentáveis. Também é signatários do Energy Compact, iniciativa das Nações Unidas, e adota metas para a neutralização climática e a universalização do acesso à energia limpa e a preços acessíveis pela população brasileira.

Desde 2007, subscreve os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, comprometendo-se em adotar na sua atuação os direcionadores de direitos humanos e do trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Assume ainda a tarefa de promover a Agenda 2030, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua divulgação.

A vice-presidente de Regulação, Institucional, Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Neoenergia, Solange Ribeiro, é vice-presidente do Conselho do Pacto Global.

A empresa também obteve o Selo Ouro do programa GHG protocol, pelo terceiro ano consecutivo, pela publicação do inventário de gases de efeito estufa.

É parceira do Instituto Ethos desde 2001 e ainda signatária do Compromisso Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência. Aderiu ao manifesto anticorrupção da entidade e faz parte do GT brasileiro Anticorrupção. Recebemos o Selo de Empresa Pró-Ética (da Controladoria Geral da União – CGU), na edição 2022-2023, pela quinta vez consecutiva.

Participa do Comunitas desde 2016, que reúne empresas brasileiras para contribui com o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos de forma a reduzir as desigualdades do país.

Notícias