Projeto Flyways celebra Dia Mundial das Aves Limícolas com atividades educativas

2024.09.25. 13:39

O Flyways Brasil, iniciativa da SAVE Brasil apoiada pelo Instituto Neoenergia, promoveu, no dia 9 de setembro, em Macau, Galinhos e Guamaré, no Rio Grande do Norte, uma série de atividades educativas e lúdicas com estudantes das redes públicas de ensino dos municípios em celebração ao Dia Mundial das Aves Limícolas, comemorado no dia 6 de setembro.

Ao todo, 126 alunos participaram das oficinas realizadas pela SAVE Brasil em parceria com a ONG Environment for the Americas e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). Temas como a alimentação das aves limícolas e os seus diferentes tipos de bicos foram abordados, reforçando a importância da preservação dessas espécies.



“As ações buscam enfatizar como a conservação local pode impactar positivamente as migrações globais, unindo esforços para proteger espécies ameaçadas, não só no Brasil”, conta João Damasceno, coordenador da iniciativa.

Visando a preservação das aves limícolas migratórias e seus habitats na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, o Flyways Brasil monitora e mapeia seus padrões de chegada e saída na região, assim como os seus comportamentos frente a distúrbios antrópicos e às mudanças climáticas, trabalho conduzido por ornitólogos e biólogos.

A iniciativa também é responsável por estimular a conscientização socioambiental da comunidade local, especialmente nas escolas de Galinhos, Guamaré e Macau, municípios contemplados pelas suas ações. Nessas instituições, o Flyways Brasil promove, regularmente, várias atividades educativas, entre elas:

  • Oficinas;
  • Palestras;
  • Circuitos temáticos;
  • Observação de aves.

Para João Damasceno, “a participação ativa das pessoas é fundamental no trabalho pela conservação das aves limícolas, especialmente em regiões tão estratégicas como a Bacia Potiguar”.

Flyways Brasil conquistou reconhecimento internacional

Em junho de 2024, a região da Bacia Potiguar conquistou o título Sítio WHSRN (Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas), passando a ser considerada uma área de grande relevância para as aves limícolas migratórias. A obtenção desse reconhecimento é fruto do trabalho conduzido pelo Flyways Brasil na localidade.

A Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas reúne mais de 450 parceiros e abrange cerca de 39,1 milhões de hectares de habitats de aves limícolas em 124 locais distribuídos em 20 países Ela também conta com a colaboração dos maiores especialistas do mundo nessas espécies.