Jogando Juntas promove atividades de incentivo ao esporte feminino
O Programa Jogando Juntas do Instituto Neoenergia, que investe em projetos de esporte feminino conduzidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC), realizou um encontro entre alunas do projeto Skate nas Escolas, apoiado pela iniciativa, e Mirelle Leite, bicampeã sul-americana sub-23 de atletismo e embaixadora do Time Neoenergia.
Durante o evento, realizado na Escola Municipal Dr. José Ermírio de Moraes Filho, em Bertioga (SP), meninas de 8 a 12 anos beneficiárias da ação tiveram a oportunidade de interagir com a atleta de alto rendimento, que compartilhou com elas suas experiências e reflexões acerca da importância do protagonismo do esporte feminino.
“Eu senti uma emoção tão gratificante, porque eu me vi nelas. Fiquei muito feliz em poder estar ali ouvindo e compartilhando um pouco da minha história.Tudo aqui que elas estavam falando eu também vivi. Foi tipo voltar ao passado e relembrar tudo o que eu passei”, explica Mirelle Leite ao falar da sua relação com o esporte feminino.
Abrangendo iniciativas realizadas em municípios da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e no Distrito Federal, o Edital Jogando Juntas contribui com o fortalecimento do esporte feminino e a igualdade de gênero via aporte de recursos por meio de leis de incentivo ao esporte.
O projeto Skate nas Escolas, da ONG Social Skate, é apenas um dos contemplados pela iniciativa de fortalecimento do esporte feminino. No dia 11 de outubro, o Instituto Neoenergia divulgará a lista completa com todos os que serão beneficiados pela primeira edição do Jogando Juntas.
Como funciona o edital de incentivo ao esporte feminino?
Foram admitidas inscrições de projetos que promovem o empoderamento de mulheres cis e trans, de todas as idades, por meio do esporte feminino. Os selecionados serão apoiados com até R$ 500 mil em recursos provenientes de uma das leis de incentivo ao esporte (desde que aprovados e liberados para captação) a seguir:
- Lei Federal n° 11.438/2006 (Lei Federal de Incentivo ao Esporte);
- Lei Estadual SP n° 13.918/2009 (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte).
Todas as modalidades esportivas são contempladas pelo Edital e as iniciativas podem, inclusive, realizar ações transversais conectadas à valorização do protagonismo da mulher e da igualdade de gênero. Os projetos voltados ao esporte feminino devem, obrigatoriamente, contribuir com um dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 1 - Erradicação da Pobreza: erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares;
- ODS 5 - Igualdade de Gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
- ODS 10 - Redução das Desigualdades: reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.