Instituto Neoenergia lança nova edição do Programa de Iluminação Cultural

2023. 09. 20. 19:54

​​​​​Inauguracao Igreja_Rio de Contas_INEO.png

 

Em sua sexta edição, o Programa de Iluminação Cultural​ desembarca em Rio de Contas (BA), para a salvaguarda de mais uma edificação histórica do país: a Igreja Senhora Santana. A iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria técnica com a Brasilis Produção Cultural, irá instalar uma nova iluminação ecoeficiente no monumento, visando sua conservação e recuperação para valorizar seu legado histórico. A comunidade local tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, participando ativamente de várias reuniões com os representantes do projeto.

 

A iniciativa está sendo coordenada em estreita colaboração com a Prefeitura de Rio de Contas, o IPHAN e a Diocese de Livramento de Nossa Senhora, responsável pela administração do local. Além da salvaguarda de monumentos históricos, o Programa de Iluminação Cultural também conta com uma ação de educação patrimonial, realizada com estudantes de escolas do município. Em atividade desde agosto, a ação conta com encontros conduzidos por cinco arte-educadores e 12 professores da região, beneficiando 220 estudantes, de 12 turmas, de 12 escolas da cidade e visa estreitar a relação dos jovens com a história local, mantendo viva a tradição cultural da cidade, estimulando o senso de pertencimento para com o seu patrimônio cultural.

 

A presente edição do Programa de Iluminação Cultural tem sua conclusão programada para o próximo mês de novembro, durante as celebrações de cinco anos do Instituto Neoenergia, e contará com um evento de inauguração planejado para apresentar a nova iluminação, por meio de uma marcante intervenção cultural gratuita, fortalecendo assim os laços entre a comunidade e suas preciosas heranças culturais. Por meio dessa iniciativa, o Instituto Neoenergia não apenas se empenha na preservação de patrimônios históricos, mas também na promoção da inclusão social, geração de trabalho e renda, valorização da diversidade cultural local e estímulo ao desenvolvimento do turismo sustentável em cidades do interior do país.​