Instituto Neoenergia divulga projetos selecionados no Programa de Editais Transformando Energia em Cultura 2024

2024.09.19. 18:36

O Instituto Neoenergia anunciou, na última sexta-feira (20), os projetos socioculturais selecionados pelo Programa de Editais Transformando Energia em Cultura 2024. Como uma das maiores iniciativas de apoio à arte e à cultura no Brasil, o programa irá contemplar projetos de destaque no Distrito Federal, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte, que receberão financiamento por meio de leis estaduais de incentivo à cultura.

Ao todo 36 projetos serão contemplados nesta edição. A Lei de Incentivo Câmara Cascudo, no Rio Grande do Norte, financiará 20 iniciativas. Já na Bahia, a Lei de Incentivo Fazcultura oferecerá recursos a seis projetos e, em São Paulo, outros oito projetos serão beneficiados, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS). Os projetos selecionados no Distrito Federal serão divulgados posteriormente, em outubro.

As iniciativas selecionadas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visam beneficiar pessoas e territórios em situação de vulnerabilidade social, gerando trabalho e renda, além de valorizar a cultura e tradições locais.

“O Programa de editais Transformando Energia em Cultura reflete o nosso compromisso de apoiar projetos que transformam a realidade de comunidades por meio da cultura, além de fortalecer as raízes culturais de cada região. Acreditamos no poder da arte como um motor de desenvolvimento social e econômico,” destaca Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Em 2024, o Edital Transformando Energia em Cultura recebeu um total de 356 inscrições. O programa é realizado em parceria com as distribuidoras Neoenergia Elektro, Neoenergia Brasília, Neoenergia Coelba e Cosern, contando ainda com apoio técnico da Baluarte Cultura.

A lista completa dos projetos selecionados e suplentes está disponível na página do Programa de Editais Transformando Energia em Cultura 2024.