Instituto Neoenergia reúne grande público na inauguração da nova iluminação do Theatro Cinema Guarany
O Instituto Neoenergia promoveu uma grande programação cultural gratuita, no sábado (3), para festejar a reabertura do Theatro Cinema Guarany, equipamento cultural do Sertão do Pajeú, no interior de Pernambuco, e revitalizado pelo Programa de Iluminação Cultural. Cerca de 1.200 pessoas acompanharam as atividades realizadas em homenagem ao prédio histórico que completou 100 anos em 2022, entre mostra de cinema do trabalho desenvolvido pelos estudantes que integram a ação de educação patrimonial, intervenção cultural para a comunidade e solenidade para inaugurar o novo projeto luminotécnico.
A festividade começou com a exibição dos 15 filmes produzidos pelos mais de 400 estudantes das 14 escolas públicas de Triunfo integrantes da ação de educação patrimonial do Programa de Iluminação Cultural. Nas obras, eles encenam momentos marcantes da história do Guarany, difundindo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos meses em oficinas realizadas em sala de aula. Com o apoio de 15 professores e três arte-educadores de Triunfo, eles aprenderam sobre a relevância do Theatro para a manutenção das tradições locais, assim como a necessidade da conservação e valorização desse equipamento cultural.
“Despertar o senso de pertencimento da população triunfense por fazer parte da trajetória centenária do Theatro foi um dos objetivos do Programa de Iluminação Cultural no município. Levar às escolas o debate sobre o patrimônio faz parte desse movimento e foi uma forma de deixar o legado da importância da salvaguarda da cultura local, fazendo com que os jovens percebam que o Guarany é muito mais do que um cartão-postal. Ele é parte indissociável da história de Triunfo e reforça o elo entre os habitantes da região e suas tradições, além de ser um símbolo da potência cultural do interior de Pernambuco", afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Durante o evento, mais de 100 fazedores de cultura e empreendedores, entre eles 70 artistas triunfenses, mostraram suas performances de música, dança, cordel, entre tantas outras intervenções culturais, com o apoio de 15 empresas e organizações da cidade e da região contratadas para dar suporte ao festejo. No momento da inauguração da iluminação do Theatro Cinema Guarany, a Banda Isaías, fundada em 1890 e símbolo da cultura triunfense, fez uma apresentação que emocionou o público presente, revelando o novo projeto luminotécnico ecoeficiente. Com a sua instalação, além do realce dos elementos arquitetônicos do prédio, será possível reduzir em até 60% o seu consumo de energia, trazendo benefícios do ponto de vista financeiro e ambiental.
Desenvolvida em parceria com a Brasilis Produções Culturais, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Prefeitura Municipal de Triunfo, a iniciativa do Instituto Neoenergia estruturou suas ações por meio de um tripé: ação de educação patrimonial nas escolas, estabelecimento de um projeto luminotécnico ecoeficiente e intervenção cultural com artistas e comunidade local.