Observatório das Baixadas
O Observatório das Baixadas é um projeto inovador de combate às mudanças climáticas em áreas de baixada, que conta com o apoio do Instituto Neoenergia. Promover práticas de adaptação climática e mitigação de riscos relacionados a eventos climáticos extremos, incentivando o engajamento comunitário, são os seus principais objetivos.
A iniciativa, realizada em parceria com a COP das Baixadas e o Perifa Connection, surge como uma resposta aos impactos da crise climática nessas regiões e para contribuir com o alcance da justiça climática. Por estarem ao nível do mar ou às margens de rios e corpos d’água, as baixadas sofrem com maior recorrência os efeitos das mudanças climáticas.
O cenário faz das populações dessas áreas, umas das mais afetadas por eventos extremos como inundações, alagamentos e secas, episódios associados diretamente às mudanças climáticas. Realidade que reforça a necessidade do impulsionamento de ações que promovam práticas de adaptação e mitigação climática.
Como signatário do Compromisso Brasileiro da Filantropia sobre Mudanças Climáticas, o Instituto Neoenergia reafirma, por meio do Observatório das Baixadas, seu compromisso com a conservação da biodiversidade e o combate às mudanças Climáticas, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fases do projeto no combate às mudanças climáticas
As atividades desenvolvidas pelo projeto estão divididas em três eixos, conectados diretamente ao marco da realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) no estado do Pará, em novembro de 2025, que reunirá lideranças de todo o planeta para debater as consequências da crise climática global.Entre as principais ações conduzidas pelo Observatório das Baixadas para apoiar o enfrentamento às mudanças climáticas está a criação de uma plataforma digital, que incluirá uma série de ações que contribuem com alcance da justiça climática:
- Atlas interativo das regiões com características de baixada e potenciais riscos climáticos hidrológicos;
- Compartilhamento em tempo real sobre as condições do clima e possíveis eventos extremos causados pela crise climática;
- Biblioteca digital com informações robustas sobre mudanças climáticas;
- Espaço para a população das baixadas publicar projetos e reivindicações que atendam às suas necessidades em sinergia com a justiça climática;
- Divulgação de pesquisas socioambientais e sobre mudanças climáticas.