Em sua sexta edição, o Programa de Iluminação Cultural desembarcou, em 2023, na cidade de Rio de Contas, localizada na Chapada Diamantina (BA), para contribuir com a conservação e recuperação de mais um patrimônio histórico brasileiro. Neste ano, a iniciativa contemplou a Igreja Senhora Santana, construção de alvenaria de pedra tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e considerada um dos cartões postais da cidade, que está localizada a 600 km da capital do estado, Salvador. Além de implementar uma nova iluminação ecoeficiente na edificação, a iniciativa abrangeu uma série de ações com objetivo estimular o envolvimento da população com as tradições culturais locais.
 
Iniciativa do Instituto Neoenergia em parceria com a Neoenergia Coelba, Prefeitura de Rio de Contas, Diocese de Nossa Senhora do Livramento e produção da Brasilis Produções Culturais, o Programa de Iluminação Cultural atua por meio de um tripé. Além da iluminação ecoeficiente, que não apenas realça os elementos arquitetônicos do monumento, mas também promove uma economia significativa de energia, estimada em 60%, realizamos um grande evento cultural com a realização de uma mostra dos trabalhos desenvolvidos por escolas, seguida de um cortejo e uma apresentação do tenor Igor Alves, que marcou a inauguração da iluminação cultural da edificação, que contou com a apresentação de mais de 40 artistas para um público presente de 2.400 pessoas.

A ação de educação patrimonial ocorreu pelo segundo ano consecutivo, envolvendo estudantes de 12 turmas de 12 escolas do município. Iniciadas em agosto, as atividades conduzidas por cinco arte educadores e 12 professores da cidade contaram com a participação de 219 estudantes e suas famílias. O principal objetivo foi estimular o senso de pertencimento para com o patrimônio cultural do município.