ES language
  • PT
  • EN
mulher carregando uma caixa com garrafas pet dentro

Reciclagem: importância, significado das cores e guia prático para reciclar

16/7/24

A reciclagem é um ato de responsabilidade e consciência com o meio ambiente e com a sociedade. Pequenas ações, como separar corretamente os próprios resíduos, podem ter um impacto positivo relevante na preservação dos recursos naturais e contribuir para um futuro mais sustentável.

O que é reciclagem?

Reciclar significa recuperar parte reutilizável de produtos consumidos com o objetivo de reintroduzi-los no ciclo de produção original ou na criação de novos objetos a partir dessa matéria prima. É através da reciclagem que é possível transformar o que seria descartado em algo completamente novo que pode ser reutilizado em diversas atividades, e ainda gerar diversos benefícios ao meio ambiente e à sociedade.  

Qual é o símbolo da reciclagem?

O símbolo da reciclagem consiste em três setas em forma de triângulo que se seguem em um ciclo contínuo. Ele foi criado por Gary Anderson, estudante de arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia, em 1970. 

Na época, ele venceu um concurso promovido pela Container Corporation of America, empresa de embalagens de papelão que buscava um logotipo para representar a campanha de reciclagem. O desenho de Anderson foi escolhido e se tornou mundialmente conhecido como o ciclo de reutilização e sustentabilidade.

O que pode ser reciclado?

Há cinco tipos de resíduos que podem passar pelo processo de reciclagem

  1. Papel: papelão, caixas em geral, papel escritório, jornais, revistas, livros, cadernos (sem espiral e sem capa).

  2. Plástico: sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafa PET, baldes, bacias, mesas plásticas.

  3. Metal: latas de alumínio (refrigerante, suco, cerveja), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas) e folha de flandres.

  4. Óleo vegetal: óleo de cozinha, material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente.

  5. Eletrônico: CPU/gabinete com placa mãe, notebook, DVD, televisores, monitores, celular, tablet, teclado, mouse, impressoras, rádio, ventilador, copiadores etc.

O que é a coleta seletiva e como é feita?

A coleta seletiva é um processo de separação e recolhimento de resíduos de acordo com seu tipo, facilitando seu tratamento adequado e a reciclagem. Esse processo pode ser feito de diversas maneiras, dependendo da infraestrutura e dos recursos disponíveis na comunidade.  
No geral, os descartes são divididos entre: 

  • Orgânico x inorgânico:

Os resíduos orgânicos incluem restos de alimentos, cascas de frutas, folhas e outros materiais que podem ser compostados ou transformados em adubo. Já os resíduos inorgânicos incluem aqueles que podem ser reciclados, como papéis, plásticos e metais. 

  • Por tipos de materiais: 

Papel, plástico, metal, óleo vegetal e eletrônicos.

Essa separação pode ser feita por empresas coletoras de lixo ou diretamente por quem gera os resíduos (empresas, estabelecimentos comerciais ou pessoas comuns, por exemplo). Para facilitar a reciclagem, há um conjunto de cores de lixeiras que ajudam a identificar o material a ser descartado e já separá-lo logo após o consumo. 

O que significam as cores da reciclagem? 

A função das lixeiras coloridas é facilitar memorização por parte das pessoas, que já sabem exatamente onde depositar o seu resíduo. O uso desses tons já é uma prática adotada em diversos países para ajudar no processo de reciclagem e cada cor significa um tipo de material:

  • AZUL: papel e papelão

  • VERMELHO: plástico

  • VERDE: vidro

  • AMARELO: metal

  • PRETO: madeira 

  • LARANJA: resíduos perigosos 

  • BRANCO: resíduos hospitalares e de serviços de saúde 

  • ROXO: resíduos radioativos 

  • MARROM: resíduos orgânicos 

  • CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Qual é a importância e os benefícios da reciclagem por material?

A reciclagem é importante pois traz uma série de benefícios à sociedade, já que incentiva uma atividade rentável, que gera novos empregos e reduz a quantidade de lixo não reciclável enviados aos aterros sanitários ou depósitos, prolongando a vida útil desses locais. Os materiais após sua reciclagem também não demandam tanta energia ao serem remanufaturados (se comparado às novas matérias-primas), refletindo em mais economia à população.

Já para o meio ambiente, ela é responsável pela diminuição da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e da quantidade de resíduos no tratamento final, como aterramento ou incineração. A reciclagem é capaz ainda de minimizar o acúmulo de resíduos durante a produção de novos materiais, como o corte de árvores para a fabricação de papeis, ou as emissões de gases e as agressões ao solo.

Cada material tem ainda sua importância individual ao ser reciclado. Veja abaixo: 

Infográfico mostra dados sobre os impactos da reciclagem de resíduos: Papel (70% menos energia, 50x menos água e 90% menos poluição do ar); Plástico (50% menos energia e 100 toneladas de plástico reciclado evita 1 tonelada de petróleo); Metal (95% menos energia e 1 tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de bauxita); Eletrônicos (as refinarias são capazes de recuperar até 99% desses metais); Óleo (pode ser produzido biodiesel e sabão).

Reciclagem no Brasil

Para incentivar a reciclagem no Brasil, o governo federal estabeleceu uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, que desde 2010 visa reduzir a geração desses materiais, aumentar a reutilização deles e promover sua gestão integrada e sustentável. 

No entanto, o país ainda enfrenta desafios significativos para aumentar suas taxas de reciclagem. Entre os principais obstáculos estão a falta de infraestrutura adequada, a baixa conscientização da população sobre a importância da reciclagem, e a necessidade de maior investimento em tecnologias e programas de reciclagem.

Como solução, governos devem levar mais conhecimento para as pessoas, incentivar a reciclagem e investir em novas tecnologias, mas a sociedade também precisa contribuir e fazer a sua parte, separando o lixo que produz ou realizando a reciclagem dele. 

Guia prático: como reciclar 

Reciclar pode parecer uma tarefa complicada, mas com um pouco de conhecimento e algumas mudanças de hábito já é possível contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente. Veja um guia com passo a passo para uma rotina de reciclagem: 

  • 1º passo: Identifique os itens que podem ser destinados para a reciclagem. 
  • 2º passo: Separe seu lixo em recipientes diferentes. Pode ser entre orgânico e inorgânico ou por tipo de material. É possível utilizar as cores para ajudar. 
  • 3º passo: Conscientize todos em sua casa e vizinhança sobre a importância de reciclagem. Assim, eles também fazem o descarte apropriado dos resíduos. 
  • 4º passo: Leve os itens recicláveis separados, limpos e secos até um posto de troca. Os resíduos serão pesados e será emitido um recibo com o valor total da coleta.

Vale-Luz: programa de descontos por reciclagem

A Neoenergia promove uma iniciativa chamada Vale Luz, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e atua em três distribuidoras da companhia – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Cosern (RN). O programa beneficia os clientes com descontos na conta de luz em troca de materiais recicláveis, por meio da coleta seletiva, ou seja, a separação dos materiais recicláveis por tipo (papel, metal, plástico).

A reciclagem é uma das diversas formas que pessoas e empresas podem contribuir com o meio ambiente. Na Neoenergia, além do compromisso ambiental, as ações também geram economia. Para mais informações sobre o Vale Luz e os pontos de troca, baixe o aplicativo Vale Luz Cliente (disponível para iOS e Android) ou acesse aqui a página do programa. 

Como participar do Vale-Luz:

- Clientes residenciais
O cadastro pode ser feito pelo aplicativo Vale Luz Cliente (disponível para o iOS e Android). Na ferramenta é possível conferir os locais dos postos de troca em cada cidade participante.

- Empresas e condomínios 
No site da distribuidora é possível preencher a ficha cadastral, que depois deve ser enviada para o e-mail eficiencia@neoenergia.com. Após avaliação, a concessionária retorna com as demais orientações.
 

 

 

 

Noticias