ES language
  • PT
  • EN
Sistema de reguladores de tensão melhoram os benefícios da geração de energia do Complexo Renovável do grupo, localizado na Paraíba

Projeto de regulagem de tensão é desenvolvido no Complexo Renovável Neoenergia, na Paraíba

8/8/23

Projeto “Regulador de Nó” avalia tensão para melhorar a eficiência energética

em plantas do Complexo Renovável Neoenergia, na Paraíba

A Neoenergia desenvolveu o projeto “Regulador de Nó”, um sistema de reguladores de tensão que melhoram os benefícios da geração de energia do Complexo Renovável do grupo, localizado na Paraíba. O empreendimento, inaugurado no primeiro semestre deste ano integra, de forma inédita, a geração de energia eólica e solar dos Parques Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente.

O regulador de tensão criado pela Neoenergia melhora a qualidade da energia gerada nessas plantas, combinando duas fontes de energia renováveis - a solar e a eólica - conectando-as com máxima eficiência com o Sistema Interligado Nacional (SIN) para consumo nas áreas de demanda de energia elétrica. O objetivo do regulador é unir a geração fotovoltaica, que predomina durante o dia, à geração eólica, que é maior durante as noites e madrugadas, buscando ampliar a geração e aumentar o fator de capacidade no ponto onde se conectam à rede.

Essa ferramenta considera informações importantes vindas dos parques eólicos e fotovoltaicos conectados em um único ponto da rede básica. A partir desses dados e considerando as demandas do sistema elétrico, a operação é feita de forma automática sem que haja violações de contratação da utilização da rede de transmissão.

O regulador de voltagem é um dispositivo que mantém a voltagem produzida pelo gerador dentro dos limites requeridos pela bateria do sistema elétrico que está alimentando. Para isso, a tensão de entrada deve ser sempre superior à sua tensão nominal de regulação.

O “Regulador de Nó” também permite que os eventos de constrained off (redução de geração demandada pelo operador centralizado devido às limitações da rede de transmissão ou requisitos de reservas operacionais) possam ser eficientemente distribuídos de forma a não penalizar um ativo frente a outro, considerando preços e ambientes de contratação. Além disso, cada recurso de controle de tensão pode ser usado contabilizando as melhores possibilidades de acordo com a fonte de geração, ou seja, o “Regulador de Nó” possibilita a operação mais eficiente da planta.

 

Noticias