ES language
  • PT
  • EN

Neoenergia conquista Prêmio Eco Amcham 2023 com projetos de mobilidade elétrica

10/11/23

Com foco em ações ESG, premiação reforça compromisso da companhia com a transição energética e a descarbonização

Rio de Janeiro, 10 de novembro 2023

A Neoenergia acaba de conquistar o Prêmio Eco 2023, concedido pela Amcham Brasil, representação no país da Câmara de Comércio dos Estados Unidos. É a primeira vez que a companhia conquista o título que reconheceu a importância de projetos inovadores que fazem parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Mobilidade Elétrica da Neoenergia: Corredor Verde, Trilha Verde e Caminhão Elétrico.

A entrega dos troféus aconteceu nesta quinta-feira, em São Paulo. “A estratégia e o modelo de negócio da Neoenergia estão alinhados ao combate às mudanças climáticas e demonstram o papel que o setor elétrico pode desempenhar nesse processo e na criação de oportunidades de desenvolvimento econômico, social e ambiental”, disse a diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia.

“Temos o compromisso de incentivar a mobilidade elétrica sustentável, sintonizada com a meta de contribuir com a descarbonização da economia brasileira. Seguimos trabalhando nesse propósito para que tenhamos um novo cenário e uma realidade acessível em todo o país”, afirma José Antonio Brito, gerente corporativo de P&D da Neoenergia.

Conheça os projetos premiados que estão alinhados aos compromissos com os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Corredor Verde: postos de carregamento para avaliação do desempenho de veículos híbridos e elétricos. É a maior eletrovia de recargas rápidas do Norte-Nordeste, com cerca de 1.200 km de extensão, que disponibilizou uma ampla infraestrutura de recarga de veículos elétricos na região, com 17 estações de recarga instaladas, conectando seis capitais da região: Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Viabilizou a cobrança da recarga de veículos elétricos de forma pioneira no Brasil para a oferta do serviço de recarga em rodovias ao público. Com o aplicativo, usuários podem consultar as informações sobre a localização das estações de recargas, o tipo da tomada, disponibilidade da estação e pagamento.

Trilha Verde: aplicações ambientalmente sustentáveis de mobilidade elétrica para Fernando de Noronha. Em 2022, foi implementada a Usina Solar Vacaria, com potência de 50kWp, e até dezembro de 2023 será instalada a segunda usina solar no Laboratório Noronha com potência 50kWp, totalizando 100kWp com sistema de armazenamento por baterias. O projeto também conta com a instalação de 12 eletropostos em pontos estratégicos e 18 novos veículos elétricos, que serão utilizados em atividades de turismo, serviços públicos e operações da administração local e da Neoenergia Pernambuco, distribuidora no estado.

O projeto entregou 18 veículos elétricos para agentes de Fernando de Noronha (comerciantes, administração da ilha, operação da Neoenergia Pernambuco, aeroporto), com a finalidade de analisar o uso dos carros e identificar oportunidades para a utilização no arquipélago.

Caminhão Elétrico: caminhões elétricos com cesto eletro-hidráulico para serviços de manutenção em redes de distribuição de energia elétrica, com sistema de recargas de oportunidade na própria rede. Os caminhões estão em operação na cidade de Limeira e Mairiporã, em São Paulo, área de concessão da Neoenergia Elektro.

 

Noticias