ES language
  • PT
  • EN

Instituto Neoenergia anuncia vencedoras do Prêmio Inspirar 2023

13/11/23

Premiação reconhece 16 mulheres líderes no campo

da arte e da cultura que atuam com comunidades locais

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2023 

O Instituto Neoenergia acaba de divulgar as 16 lideranças femininas vencedoras do Prêmio Inspirar 2023. A iniciativa tem o objetivo de valorizar mulheres que, por meio da arte e da cultura, impulsionam a transformação em suas comunidades com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social. Nessa terceira edição, a atuação de mulheres cisgênero e transgênero de quatro estados – Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo – e do Distrito Federal foi reconhecida. A relação das vencedoras está disponível no site do Instituto Neoenergia.

“Ao celebrar e amplificar histórias de transformações sociais, por meio de iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres, estamos fazendo a diferença. Acreditamos que estamos contribuindo como agentes impulsionadores dessa mudança. Por isso, estamos muito felizes com as mulheres realizadoras de trabalhos tão incríveis”, afirma Renata Chagas diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

O Prêmio Inspirar tem parceria técnica com a Baluarte Cultura e colaboração das distribuidoras da Neoenergia. As vencedoras dividirão a premiação de R$ 140 mil em três categorias: Mulheres; Coletivos e Organizações. Treze delas foram escolhidas por votação popular e as outras três por mérito cultural, selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas.

Ao todo, 137 mulheres concorreram este ano, sendo 75% delas negras, de 58 municípios da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, alcançando localidades para além dos grandes centros urbanos. Foram avaliados critérios como inspiração, transformação, articulação, diversidade e criatividade. A premiação também considerou o engajamento das lideranças em melhorar a qualidade de vida das pessoas das comunidades em que atuam, impulsionando o desenvolvimento sustentável.

 

Noticias