Microrredes: energia para regiões mais afastadas dos centros urbanos
Inovação ainda pouco conhecida e explorada no Brasil se comparada a outras redes de transmissão e distribuição, os sistemas de microrredes permitem o abastecimento de energia segura e de qualidade para comunidades que ainda não têm acesso a eletricidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.
O que são as microrredes?
As microrredes são definidas como sistemas autônomos que podem operar de modo isolado ou conectado ao sistema de distribuição da concessionária. A geração local de energia pode viabilizar o fornecimento para comunidades onde a expansão de redes pode ser prejudicada por condições geográficas e estruturais, como estradas estreitas, arenosas ou sem nenhum tipo de infraestrutura. A tecnologia de microrredes surge como uma alternativa sustentável a essas regiões. Ela pode utilizar fontes renováveis de energia, como solar e eólica, entre outros, e funcionar através da integração inteligente de recursos de geração, baterias de armazenamento e monitoramento.
O sistema contribui para o crescimento econômico local e maior qualidade de fornecimento para os clientes. Por serem moduláveis, as microrredes podem ser expandidas conforme a demanda local. As empresas do setor também conseguem otimizar custos, já que a tecnologia não necessita de investimentos em grandes linhas de transmissão e a operação da unidade pode ser controlada à distância, junto com a performance de distribuição de energia e da rede de medição inteligente, permitindo a leitura remota do consumo de cada cliente, a execução de religação e o monitoramento dos níveis de tensão e corrente.
Em sistemas de microrredes que utilizam a energia do sol, as placas solares passam o dia captando a luz solar, que é convertida em eletricidade para atender os clientes e, ao mesmo tempo, abastece um sistema de baterias. À noite, essa geração é interrompida e a energia que ficou armazenada passa a ser a principal fonte para os consumidores. Caso ela utilize energia eólica, o sistema adota o uso de turbinas eólicas. Em eventual falha no sistema ou menor captação de energia, podem ter baterias que, ao ser acionadas, garantem a continuidade do fornecimento.
Vantagens e benefícios da instalação de microrredes
A possibilidade de eficientização do sistema de distribuição de energia elétrica é uma das principais vantagens do uso de microrredes e a fonte de geração próxima dos consumidores garante fornecimento mais estável. O monitoramento do fornecimento e o faturamento pelo consumo medido são garantidos pela implantação de rede inteligente de medição.
Outros benefícios da adoção de sistemas de microrredes
1. Energia segura e de qualidade em áreas distantes
Os sistemas de microrredes permitem, através da adoção de novas tecnologias, um serviço de qualidade de abastecimento de energia para comunidades mais afastadas dos centros urbanos. Mesmo com limitações geográficas ou de estruturação, as regiões ainda podem ter o fornecimento seguro de energia.
2. Benefícios econômicos e sociais
A tecnologia de microrredes abastece não apenas casas, mas também comércios, hospitais, escolas, entre outros pontos que movimentam a economia e geram renda nas comunidades locais, permitindo o crescimento dessas regiões e das famílias que ali habitam.
3. Redução de custos
Além da diminuição de gastos para os clientes, empresas também se beneficiam através da redução de custos com linhas de transmissão e do controle à distância da operação através de redes inteligentes.
4. Sistema independente
As microrredes podem funcionar mesmo em caso de falha. Se tiverem sistema de armazenamento, o sistema garante o uso da energia em momentos em que a captação não é realizada em sua total capacidade, reduzindo prejuízos causados aos consumidores pela falta da eletricidade.
Projeto de Microrredes da Neoenergia em Remanso
A Neoenergia inaugurou, em janeiro de 2023, o primeiro sistema de microrrede do Brasil com energia 100% limpa, na comunidade Xique-xique, localizada no município de Remanso, no interior da Bahia. A iniciativa contempla 100 residências, além de uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores.
A comunidade de Xique-xique possui cerca de 400 habitantes que obtêm grande parte da renda com atividades rurais e apicultura. Com o acesso à energia, através do sistema de microrredes, essa população terá benefícios econômicos e sociais, que serão acompanhados pela companhia para garantir o bem-estar da região.
A solução de microrrede está alinhada ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com os quais a Neoenergia tem compromisso, especialmente o de número 7, prioritário para a empresa por prever o fornecimento de energia limpa e acessível.
O projeto Neoenergia Remanso também faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento, além do Luz Para Todos, criado pelo Governo Federal para levar energia a áreas remotas, universalizando o acesso à eletricidade.
Noticias
2024-12-18
Distribuidora da Neoenergia inaugura novo Centro de Operações Integradas no interior de São Paulo
2024-12-11
Seleção Brasileira Feminina de Futebol e atletas mulheres do Time Brasil, patrocinadas pela Neoenergia, são destaques no Prêmio Brasil Olímpico 2024
2024-12-11
Bruna Kajiya, embaixadora da Neoenergia, é pentacampeã no mundial de kitesurfe
2024-12-10
Instituto Neoenergia inaugura nova iluminação do Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém
2024-12-10