ES language
  • PT
  • EN
Prêmio Inspirar

Las iniciativas dirigidas por mujeres serán reconocidas en los premios del instituto Neoenergia y Celpe

24/05/21

Prêmio Inspirar

 

 

O Instituto Neoenergia lançou a primeira edição do Prêmio Inspirar. Com o objetivo de valorizar iniciativas de arte e cultura que promovam transformações sociais e acelerem o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável, a primeira edição da premiação reconhecerá projetos com lideranças femininas da cidade do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense (RJ), e do estado de Pernambuco. A nova frente do Instituto Neoenergia conta com apoio da Celpe, distribuidora pernambucana da Neoenergia, e a parceria técnica da Baluarte Cultura.

“A criação do prêmio neste momento desafiador que vive o Brasil tem, desde a escolha do seu nome, o desejo de inspirar mais pessoas a pensarem em soluções que contribuam ao desenvolvimento sustentável. Muitas mulheres têm realizado ações fantásticas em suas comunidades, superando os imensos desafios da desigualdade social, agravados com a pandemia. Queremos reconhecer e valorizar iniciativas lideradas por elas que, muitas vezes anonimamente, promovem grandes transformações sociais em suas regiões", explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

A criação do Inspirar responde também ao chamado da ONU para a Década da Ação - que conclama empresas, governos e sociedade civil para que se mobilizem ao alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Em sua primeira edição, o prêmio definiu o fortalecimento do ODS 5 (Igualdade de Gênero) e vai contemplar iniciativas lideradas por mulheres, cis ou trans, e de grupos sub-representados, como o de povos originários, quilombolas, negros, minorias étnicas, PcD e LGBTQIA+.

“Para nós, é uma iniciativa muito importante, principalmente pelo que ela representa ao cenário cultural, que foi muito impactado com os problemas oriundos da pandemia. Queremos reconhecer e homenagear essas mulheres que, mesmo diante de todas as dificuldades, mantiveram seus projetos, motivando e transformando suas comunidades por meio da arte e da cultura", diz Paula Brandão, diretora da Baluarte Cultura.

As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio, no site do Instituto Neoenergia www.institutoneoenergia.org.br, até 18h do próximo dia 21 de junho. As etapas de seleção consistem na triagem inicial, na qual uma equipe técnica avaliará o preenchimento correto da inscrição, a de pré-seleção, com análise dos projetos - realizada por um comitê de notório saber composto por mulheres, que atendem aos critérios de Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade/Criatividade, momento onde serão anunciados as finalistas, e a de votação popular, onde a sociedade civil vai escolher as vencedoras do prêmio entre os dias 7 e 20 de setembro. A cerimônia de premiação ocorre no dia 23 de setembro, com transmissão online no canal da Neoenergia no YouTube e página no Facebook.

Noticias