ES language
  • PT
  • EN
A Neoenergia tem compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para formar um mundo mais justo e equilibrado para o futuro. Entre essas metas está a promoção da igualdade de gênero. Por meio da Escola de Eletricistas, a empresa tem formado e contratado cada vez mais mulheres para as atividades de operação.

A participação feminina teve um impulso com a criação de turmas exclusivas para mulheres na Escola de Eletricistas nas distribuidoras da companhia. A iniciativa é reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas. A Neoenergia é signatária dos WEPs. Com esse primeiro incentivo à presença feminina concluído, a companhia acredita ser possível formar turmas mistas com presença mais igualitária entre os gêneros.

 

Promovendo Mulheres STEM


Cada vez mais destacadas, as profissões STEM ilustram o cenário da desigualdade de gênero e apontam caminhos de mudança. Conheça mais sobre essas profissões e saiba como a Neoenergia atua para estimular a presença feminina nelas:

O que é STEM?

STEM é o acrônimo formado pelas iniciais das palavras Science, Technology, Engineering and Mathematics por suas siglas em inglês, também conhecidas como áreas CTEM por Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 

A educação STEM é um metódo que propõe um ensino focado nessas quatro disciplinas, integradas em uma abordagem interdisciplinar inovadora. Nele, ocorre o ensino integrado das matérias entre si e com o “mundo real", o que ajuda a tornar o ensino mais interessante para estudantes, em contraposição aos métodos de ensino tradicionais.

 

Qual a importância do STEM?

Os esforços para promover a educação STEM são uma resposta a uma necessidade do mercado: a indústria sofre com a falta de profissionais qualificados nessas áreas.
Com uma política de fomento à educação STEM desde o ensino básico, fundamental e médio, é natural que o interesse dos estudantes por cursos dessas áreas aumente. As iniciativas também podem ser uma maneira de promover a igualdade de oportunidades para a população, uma problemática que se destaca no assunto.
 

Desigualdade de gênero nas profissões STEM

Nas universidades, as mulheres representam apenas 35% dos alunos matriculados nesses campos – o percentual é ainda menor nas engenharias (de produção, civil e industrial) e em tecnologia, não chegando a 28% do total.

É um quadro preocupante, sobretudo porque são essas áreas que vêm gerando mais oportunidades de trabalho, conforme detaca a ONU Mulheres para os Princípios de Empoderamento Econômico das Mulheres. Para eles, não é possível avançar em relação à igualdade de gênero sem atentar para o hiato em carreiras tão promissoras.


Promovendo o desenvolvimento de mulheres em áreas STEM

A Neoenergia realiza iniciativas para apoiar o desenvolvimento profissional das mulheres nas áreas STEM e avançar rumo à igualdade de oportunidades. A ampliação das oportunidades para mulheres está alinhada ao compromisso da Neoenergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o de número 5, sobre igualdade de gênero. 

Gupo Iberdrola: referência mundial em estímulo a mulheres em STEM

Ogrupo Iberdrola incentiva o desenvolvimento entre as mulheres de carreiras STEM. O Grupo considera que a formação em profissões historicamente desempenhadas por homens​ é fundamental para que elas possam trabalhar em todas as áreas que desejarem e, inclusive, serem capazes de chegar a cargos de responsabilidade até agora reservados aos homens.

O número de mulheres empregadas na Iberdrola aumentou 50% na última década. Para continuar atraindo talentos femininos, a companhia elétrica espanhola desenvolve programas que incentivam esse tipo de curso não só na Europa, mas em todos os diferentes países onde o Grupo está presente.
 

Notícias relacionadas