ES language
  • PT
  • EN
Natural de Campinas (SP), Fabiana Lopes é formada em Direito. Possui MBA Executivo em Economia e Gestão de Energia pelo Instituto de Pós-Graduação em Administração (COPPEAD), da Universidade Federal do Rio de Janeiro; MBA em Inovação Estratégica pela HSM University; Executive Program pela Singularity University e especialização em Economia Financeira e Modelos de Previsão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A executiva possui experiência de quase 20 anos no setor elétrico, tendo passado por diversas áreas como Planejamento Energético, Regulação, Marketing e Inteligência de Mercado. Atuou como conselheira e presidente do Conselho da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) por dois mandatos. Como Diretora do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes foi responsável pelas áreas de planejamento de mercado e contratação de energia, planejamento energético e da expansão da rede de distribuição, além do planejamento estratégico das distribuidoras do grupo. Atualmente ocupa o cargo de Diretora Presidente da Neoenergia Cosern.

Quais investimentos que a empresa planeja realizar este ano para fortalecer o sistema de distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Norte?

Anunciamos, em maio, o maior plano de investimento já realizado pela Neoenergia Cosern. Serão mais de R$ 2,1 bilhões em obras no sistema elétrico potiguar entre 2024 e 2027. Esse valor representa um incremento de 18% em comparação com o quadriênio anterior e vai fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado.

Para 2024, estão previstos investimentos que somam mais de R$ 434 milhões distribuídos em todas as regiões do estado. Até 2027, construiremos 196 quilômetros de novas linhas de alta tensão, além de quatro novas subestações elétricas em Extremoz, Natal, São Gonçalo do Amarante e Upanema. Outras 22 subestações elétricas distribuídas por todo o estado passarão por modernização no período.

Esses recursos proporcionarão aos nossos clientes residenciais e ao setor produtivo, acesso a uma energia com ainda mais qualidade. Isso atrairá mais empresas, abrirá mais vagas de trabalho, ampliará a equidade de gênero e contribuirá para o desenvolvimento social de comunidades locais. Hoje, o Rio Grande do Norte entra em um novo patamar no que diz respeito à distribuição de energia elétrica.

Como tem sido a experiência de liderar uma empresa de distribuição de energia elétrica ocupada majoritariamente por homens?

Essa é uma pergunta que tem me feito refletir bastante. Estou na presidência da Neoenergia Cosern há pouco mais de um ano, vivendo a operação da distribuidora. Viver aqui (em Natal) tem sido uma experiência incrível e eu estou feliz. O Rio Grande do Norte é um estado apaixonante pelas pessoas, pela beleza natural e por tudo que oferece. A minha trajetória, assim como a de outras mulheres, não foi fácil. Eu sou mãe, eu sou esposa, sou filha e tinha a minha vida profissional também para administrar. Fácil, não é. Existem os desafios para encontrar tempo, equilíbrio para conciliar os vários papéis que a gente exerce. Mas eu penso que, com vontade, parcerias e se organizando, as coisas funcionam.
 
Assumir a presidência de uma distribuidora não foi algo que eu planejei. Foi acontecendo. Eu não construí minha carreira pautada em posições, mas sim em crescimento, desenvolvimento e desafios. Assumir essa posição foi um maravilhoso reconhecimento e uma ótima oportunidade. O setor elétrico é um meio predominantemente masculino, mas que tem se aberto para as mulheres. A repercussão da minha posição como presidente em uma distribuidora foi muito positiva, especialmente para as mulheres. Elas passaram a perceber que também terão espaço nesse mercado. Ao mesmo tempo que é gratificante representar essas inúmeras mulheres, também é uma grande responsabilidade. E eu tenho colocado toda a minha energia para que dê muito certo.

Como avalia ações que promovem a inclusão de mulheres em setores ocupados em sua maioria por homens? Como você contribui para mudança desse cenário? 
O olhar da mulher é diferente, não é melhor ou pior, apenas diferente. Eu acredito que o casamento perfeito é a união. A união de diversas formas: do pensar diferente, das crenças diferentes, dos gêneros diferentes, das gerações diferentes, enfim, quando conseguimos unir tudo isso em um único propósito, é receita de sucesso! É o que eu tenho tentado fazer na minha gestão: trazer homens e mulheres, pessoas mais velhas, mais novas e com formações diferentes para que todos nós, juntos, possamos construir uma Neoenergia Cosern cada vez melhor. O mercado de energia sempre teve a presença masculina predoominante, principalmente quando nos referimos aos eletricistas: 100% da nossa força de trabalho no campo eram eletricistas homens. Então, surgiu a ideia de, por que não, as mulheres exercerem essa profissão, trilharem esse caminho e conquistarem essa oportunidade? Com isso surgiram as primeiras Escolas de Eletricistas exclusivas para mulheres. Eu tive o privilégio de fazer a formatura dessas mulheres na nossa primeira turma exclusiva para mulheres. Hoje, são mais de 40 mulheres eletricistas trabalhando em pé de igualdade com os homens. A procura por essa oportunidade é grande, maior até que a nossa capacidade de absorção. É muito gratificante ver essas histórias de vida sendo modificadas, construídas e estarmos fazendo parte de tudo isso.
Como a Neoenergia Cosern atua para se tornar mais próxima dos seus clientes?

Nós procuramos entender as demandas dos clientes e sempre estar um passo a frente para atendê-los da melhor forma possível. Mantemos 14 lojas próprias espalhadas por Natal e todo o Rio Grande do Norte, além de mais de 100 pontos de arrecadação de contas em todo o estado potiguar. Além disso, temos à disposição dos nossos mais de 1,6 milhão de clientes, canais digitais como o nosso aplicativo, os serviços online no nosso site e o WhatsApp que oferece a possibilidade de aproximadamente 50 serviços diferentes na palma da mão.

Como a companhia incentiva a população a consumir energia de forma mais eficiente e segura? 

Por meio das ações do Programa de Eficiência Energética. O termo “eficiência energética” significa realizar o mesmo trabalho ou serviço com menor consumo de energia. Isso pode envolver a adoção de tecnologias, práticas conscientes e a implementação de medidas que reduzam o desperdício. Um exemplo prático que ajuda a entender: uma lâmpada fluorescente de 15W emite a mesma luminosidade que uma lâmpada LED de 8W.  Oferecemos, todas as semanas, o cronograma de ações do Projeto Vale Luz, da Carreta do Projeto Educação com Cidadania, voltados à população de baixa renda em todo o estado, além de doarmos usinas solares às instituições públicas e organizações não-governamentais com o intuito de promover o uso de energias renováveis. 

Quais ações realizadas pela empresa para educar a população?

Ao longo de todo o ano, a Neoenergia Cosern desenvolve ações de conscientização junto à população sobre os riscos que envolvem, por exemplo, as ligações clandestinas de energia elétrica. Pautamos assuntos relevantes à opinião pública como a necessidade de revisões periódicas em instalações elétricas residenciais, o envio antecipado de informações relacionadas aos eventos que irão necessitar modificação de altura de cabeamento ou ampliação de carga, bem como o trabalho do nosso Grupo de Voluntários que realiza ações junto às comunidades de todo o estado sobre o uso consciente e seguro de energia elétrica, bem como desenvolvendo campanhas de doação de livros, absorventes e alimentos. 

A Neoenergia Cosern é reconhecida como Melhor Distribuidora do Brasil e do Nordeste pela Abradee. Qual o desafio de manter um título tão relevante para a companhia e qual o diferencial da empresa para conquistar esse reconhecimento?
Esse é um prêmio de muita relevância. Um importante reconhecimento que acontece por meio da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a Abradee, já há alguns anos. Ter o reconhecimento de ser a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a melhor distribuidora de energia no Nordeste e a melhor distribuidora em Gestão Operacional é, para nós, muito gratificante. É a concretização dos resultados de todo um time, de muito trabalho, de muita transpiração, para trazer energia de qualidade para todos os potiguares. Nós celebramos muito essa conquista, porque esse é o nosso objetivo de todos os dias, do fornecimento de energia e do atendimento de qualidade aos nossos clientes.
A Neoenergia Cosern tem uma disponibilidade de mais de 99%. O que isso significa? Significa que em quase 100% das horas do ano, nós estamos entregando disponibilidade de energia para os nossos clientes. Ou seja, para a indústria, por exemplo, é a certeza de que ela estará num estado aonde a energia chega com qualidade, sem alteração, com quase 100% de entrega durante todo o ano. Isso faz muita diferença. Especialmente para a indústria e para o comércio que dependem da disponibilidade de energia para a refrigeração, para comunicação, para ter a disponibilidade de aquecimento quando é importante, para a refrigeração térmica, para força motriz. A própria produção da indústria depende da energia. Seguiremos nesse propósito, nos desafiando todos os dias para sermos cada vez melhores para os nossos clientes.

Uma mensagem para as mulheres que desejam atuar no setor elétrico ou qualquer outro segmento profissional que seja ocupado, em sua maioria, por homens.

Acredite sempre nos seus sonhos, no seu potencial, nas possibilidades que se apresentam. Não permita que ninguém imponha limites para você. Não será fácil, mas tudo é possível quando colocamos amor e nossa melhor energia para realizar. E não esqueça que mais importante que chegar em algum lugar, é a jornada que nos leva até lá. Então viva e aproveite cada momento para que a jornada valha muito a pena. Você não está só!!