ES language
  • PT
  • EN
Placeholder

Cambio climático

Neoenergia reconoce la emergencia climática y entiende que todos deben comprometerse con la lucha contra el cambio climático. Por esta razón, su estrategia comercial está dirigida a acelerar la transición energética hacia la neutralidad climática, ofreciendo un modelo de negocio limpio, confiable e inteligente.

El sector eléctrico desempeña un papel fundamental en la consecución del objetivo marcado por el histórico Acuerdo de París de limitar el aumento de la temperatura del planeta a 1,5 ºC y hacer frente a la emergencia climática.

Neoenergia apuesta por un modelo energético sostenible, seguro y competitivo que le permita afrontar la lucha contra el cambio climático. En línea con las medidas adoptadas en el Acuerdo de París, la compañía contribuye de manera activa y decisiva a un futuro más sostenible y con bajas emisiones de carbono, un esfuerzo que también impulsa el desarrollo social y económico de las regiones en las que opera mediante la generación de empleo e ingresos.

El cambio climático es un elemento clave para definir la estrategia de la empresa, que se centra en promover las tecnologías limpias, la innovación y establecer alianzas con instituciones de investigación, grupos sectoriales y nuevas empresas, por ejemplo. Neoenergia lo aborda no solo como un factor de riesgo, sino también como una oportunidad de crecimiento mediante acciones de mitigación y adaptación durante la transición a una economía baja

en carbono.

Para cumplir con su compromiso de reducir las emisiones, la compañía continuará promoviendo un modelo de negocio totalmente integrado para la promoción de la generación renovable y la digitalización, combinado con un plan de inversiones para un futuro sin emisiones de carbono. También forma parte del compromiso ESG de la compañía el objetivo de lograr el 90% de las redes de alta y media tensión digitalizadas para 2030. Otro compromiso ESG de Neoenergia, aprobado por el Consejo de Administración de la compañía, es expandir la electrificación de la flota, contribuyendo a reducir las emisiones

en el inventario corporativo.

É possível reduzir os impactos das transformações no clima? 


A ONU acredita que ainda é possível minimizar os problemas ambientais, mas é essencial a colaboração entre os setores públicos, privados e da sociedade civil para um progresso no combate às mudanças climáticas.  

Um exemplo desse trabalho em conjunto é o Acordo de Paris. Firmado em 2015, o compromisso define metas globais para redução das emissões de gases de efeito estufa e promove a transição para uma economia de baixo carbono, além de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5 C. 

O setor elétrico, que desempenha um papel fundamental no trabalho mundial para conter a emergência climática, também vêm se transformando e investindo em fontes renováveis, como a solar e a eólica, que não emitem gases de efeito estufa, além de incentivar o uso eficiente da energia elétrica e promover ações de consumo consciente. 


Ações da Neoenergia contra as mudanças climáticas

A Neoenergia se compromete com um modelo energético sustentável, seguro e competitivo, que contribui para a luta contra as mudanças climáticas. 

Em linha com as medidas adotadas no Acordo de Paris, a companhia ajuda de maneira ativa e decisiva a construir um futuro mais sustentável e de baixo carbono. Além de intensificar cada vez mais sua geração de energia através de fontes renováveis, foi definido como meta a redução da intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e a neutralidade carbônica até 2050.
Para ajudar nessa missão, a Neoenergia criou o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que permite à companhia identificar seu perfil de emissões e planejar a descarbonização das suas atividades com mais transparência e credibilidade das partes interessadas. 

O levantamento, feito de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, envolve a geração de energia da Neoenergia em renováveis (eólica e hidráulica), liberalizados (térmicas) e redes (transmissão e distribuição) para os empreendimentos em operação.

Outras medidas também realizadas são: uso de tecnologia para proteção da biodiversidade no entorno das hidrelétricas, projeto para recuperação da caatinga, apoio à mobilidade elétrica, digitalização do atendimento ao cliente, iniciativas de preservação da biodiversidade e projetos de eficiência energética e inovação.
 

Como a sociedade pode ajudar a conter as alterações climáticas:

Apesar dos principais esforços precisarem vir dos governos e das empresas, as pessoas também podem contribuir no combate às mudanças climáticas com gestos simples no dia a dia: 
 
Economia de energia
Substitua as lâmpadas convencionais por LED, reduza o uso de dispositivos como aquecedores, secadores de cabelo, chuveiros elétricos e ar-condicionado. 
Uso de transporte público x caminhada
Diminuir o uso de veículos motorizados pessoais ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes, além de contribuir para a saúde física e mental.
Novas fontes de energia
Se a energia que chega na sua casa vem do petróleo, do carvão ou do gás, opte pelo uso de fontes renováveis, como a solar.
Educação e conscientização
Compartilhar informações sobre as mudanças climáticas e suas consequências pode aumentar a conscientização e incentivar novas ações.
Plantio de árvores
Algumas iniciativas permitem que pessoas financiem o plantio de árvores ao redor do mundo. Se não for possível fazer isso sozinho, escolha uma instituição e ajude.
Reciclagem e reutilização
Práticas de reciclagem e reutilização reduzem a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, além de economizar recursos naturais e uso de energia.
Apoio a políticas e empresas sustentáveis
Os indivíduos podem pressionar por políticas governamentais mais conscientes ao meio ambiente e apoiar empresas que adotam práticas sustentáveis em suas operações.

Dicas de filmes e livros sobre mudanças climáticas para saber mais sobre o assunto:

  • O Dia depois de amanhã (filme)
  • Nosso planeta (série documental)
  • Mudança Climática: os fatos como você nunca viu antes (livro)
  • Mudança Climática: o que temos a ver com isso? (livro)
  • Wall-E (filme)

Noticias