PT language
  • EN
  • ES
Placeholder

Uso da água

A Neoenergia tem compromisso com o uso cada vez mais responsável dessse recurso.

A água é um recurso natural básico e insubstituível para realização de muitas das atividades executadas pela Neoenergia. Ciente dessa dependência e dos riscos derivados da escassez de água, a companhia compromete-se com o uso cada vez mais responsável desse recurso. Suas principais ações envolvem:

Melhorar continuamente os processos das instalações, para menor consumo e impacto;

Implementar e controlar os fluxos ecológicos exigidos legalmente para os reservatórios das usinas de geração hidrelétrica;

Realizar campanhas de conscientização entre empregados para alcançar um uso mais eficiente e responsável da água nos escritórios.

Captação, descarte e consumo


Para evitar o desperdício e reduzir o consumo de água,  a companhia realiza ações como:

Aquisição de louças e metais com redutores de vazão para seus prédios administrativos;

Instalação de sistemas de reuso de água de chuva em unidades localizadas preferencialmente em zonas de estresse hídrico. A aplicação desses sistemas destina-se à utilização de fontes alternativas de captação e uso sustentável de água.
 

A empresa tem uma Meta ESG instituída para a preservação desse recurso: a capacidade instalada de água de reuso, com metas traçadas para 2025 (7,5 milhões de litros (ML)/ano) e 2030 (10 ML/ano), considerando as unidades administrativas das distribuidoras.
 

Ciclo da água na geração de energia termelétrica

O ciclo da água necessário para a geração termelétrica baseia-se nas seguintes etapas:

Captação:  No caso da água doce utilizada para o processo produtivo da usina e nos serviços auxiliares/administrativos, a captação é realizada dentro dos limites estabelecidos em contrato com empresa de saneamento do estado de Pernambuco, tanto em quantidade, quanto em qualidade da água.

A captação de água do mar é realizada para o processo de resfriamento (condensação) do vapor proveniente das caldeiras após sua passagem pela turbina a vapor e, também, para o resfriamento do efluente captador de calor dos equipamentos da usina.

Uso: Utilização em serviços de condensação de vapor e refrigeração de auxiliares da planta.

Retorno ao meio:  A qualidade da descarga do efluente líquido é monitorada e tem estado sempre dentro dos limites exigidos por leis vigentes, buscando sua melhoria inclusive com relação aos parâmetros de água coletados.

O consumo total de água em todas as empresas da Neoenergia, considerado como a diferença entre a água total captada das diferentes fontes (doce e salgada), seja para geração de energia, seja para consumo humano, e a água retornada para o meio, é mostrado na tabela a seguir, que divide a nossa extração total de água por fontes.

Em 2023, 99,95% da água captada nas instalações de geração termelétrica retornou ao meio ambiente depois de utilizada para o resfriamento (condensação) do vapor proveniente das caldeiras, após sua passagem pela turbina e do efluente captador de calor dos equipamentos auxiliares da usina.

Ciclo da água na geração hidrelétrica

A água utilizada para a geração de energia hidráulica não é considerada como consumo e, por isso, é analisada separadamente. Todas as usinas hidrelétricas (UHE) da Neoenergia são consideradas a fio d`água, sem variação do volume de água nos reservatórios.

CDP Segurança Hídrica

A Neoenergia responde de forma voluntária ao caderno do CDP Segurança Hídrica desde 2022, dando transparência a sua governança e gestão da água. Por meio dos questionários submetidos ao CDP, a empresa compartilha sua robusta estrutura de governança corporativa, riscos e oportunidades, materiais e até mesmo a base dos investimentos, tudo orientado por meio de suas Políticas de Meio Ambiente e Ação Climática.

Notícias