PT language
  • EN
  • ES

​A Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, que é administrada pelo consórcio formado pela Neoenergia (70%) e pela Copel (30%), fica localizada no Rio Iguaçu, na região sudoeste do Paraná, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques. O empreendimento conta com três unidades geradoras, com capacidade suficiente para atender 1 milhão de habitantes, através da produção de energia limpa e renovável.

Logo após entrar em operação comercial em 10 de abril de 2019, a UHE Baixo Iguaçu passou a exercer um papel fundamental no reforço da estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN), e na composição da matriz energética brasileira, que continua em franca expansão no país.
Além da geração de energia limpa e sustentável, a UHE Baixo Iguaçu também trará uma compensação financeira, pela utilização dos recursos hídricos, de mais de R$4.000.000 por ano, para os municípios em que o empreendimento se instala.

O consórcio impactou de forma positiva a região, através das obras de infraestrutura, compras de equipamentos e capacitação de profissionais. Também promoveu a geração de empregos e alavancou a arrecadação de impostos dos cinco municípios de sua área de abrangência.

A usina contribuiu para a regulação da vazão do Rio Iguaçu, garantindo as belezas naturais e colaborando com a preservação da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, que desde 1986, é detentor do título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO.

Durante o período de construção, a UHE Baixo Iguaçu organizou ações nas áreas do meio físico, biótico e socioeconômico nas regiões de seu entorno, reforçando seu compromisso com as pessoas e o meio ambiente através de seus programas ambientais. O empreendimento busca contribuir com o desenvolvimento sustentável, assim, até hoje se mantém atuante todas as atividades do programa.

Para saber mais dessa, e outras ações, clique aqui e acesso o site da UHE Baixo Iguaçu.
 

Histórico do empreendimento

 
  • Foram investidos 2,3 bilhões de reais na sua construção.
  • Começou a ser construída em 2013 e entrou em operação comercial em 2019.
  • Durante a fase de construção, gerou 3.100 empregos na região.
  • Sua capacidade instalada é de 350 MW.
  • Possui uma barragem de 516 metros extensão.​
 

Resgate e aproveitamento da fauna


Outra importante iniciativa se trata do Programa de Resgate e Aproveitamento Científico da Fauna. Neste programa foi realizado o afugentamento e resgate da fauna terrestre (anfíbios, répteis, aves e mamíferos), fauna semiaquática (lontra e cágado-rajado), bem como da fauna de abelhas nas áreas de influência da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu de forma a minimizar os impactos da supressão da vegetação e do reservatório. ​As áreas do reservatório abrangeram parcial ou integralmente 345 propriedades rurais situadas às margens do Rio Iguaçu. Como medida compensatória, os proprietários foram inseridos no programa fundiário do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu. Além do processo legal de indenização, o empreendimento promoveu o reassentamento de 128 famílias da região. Desse total, 106 famílias de não proprietários de terras passaram pelo processo de autoreassentamento. As demais foram contempladas por meio de reassentamento rurais. Os novos proprietários, de maneira independente, passaram a contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento local e de sua própria família. Os reassentados contam com casas de 70m², eletrificação, abastecimento de água, acesso e barracão de 96m². O programa estabelece ainda assistência técnica, social e ambiental.
 

Objetivos de desevolvimento sustentável


As ações socioeconômicas e ambientais desenvolvidas pelo Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu convergem para a estratégia empresarial da Iberdrola, comprometida com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS). A usina hidrelétrica concentra especialmente esforços no fornecimento de energia acessível e não poluente (objetivo 7), ação climática (objetivo 13) e contribui diretamente para garantir água limpa e saneamento (objetivo 6), promovendo o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15).
 

Leia mais sobre Renováveis