- Produtos e Soluções
- Acionistas e investidores

Energia dos Negócios
A Neoenergia tem um quadro de profissionais com perfis e qualificação diversificados, essenciais para a evolução do negócio.
No comando dos ativos
Foi em 2018 que Carlos Renan Liborio ingressou na Neoenergia, um pouco antes da criação do Centro de Operações de Renováveis (CORE). Na companhia, iniciou sua carreira como Técnico de Operações, cargo responsável por supervisionar, comandar e controlar os ativos de renováveis (eólicos, solares e hidráulicos) em tempo real.



No dia a dia, sua rotina de trabalho envolve diversas atividades, desde tarefas mais simples e operacionais às mais complexas que exigem rapidez na tomada de decisão.
“Meu principal desafio é controlar o volume de água nas usinas, em período de cheia. Nessa função, é preciso manter a concentração para tomar a decisão certa, na hora certa”, afirma.
Participar do nascimento dos parques eólicos Chafariz, Oitis e o Complexo Solar Luzia foi um dos momentos mais marcantes para o técnico. “Fiz o primeiro teste de energização, diretamente do CORE. Fechei o disjuntor, energizando pela primeira vez o transformador. Pelo telefone, ouvi o barulho do equipamento e das pessoas aplaudindo”, relembra orgulhoso. Para exercer a função que desempenha, Renan afirma que é preciso ter bom conhecimento técnico sobre geração de energia, máquinas elétricas e hidrologia. “Também é importante saber atuar em equipe e ter boa comunicação”, finaliza.
Monitoramento em tempo real
Na Neoenergia há mais de 10 anos, Thalia Xavier iniciou sua trajetória na empresa como estagiária até se tornar Operadora do Centro de Operações da Transmissão, onde fica responsável por monitorar os ativos da companhia em tempo real, analisar dados e tomar decisões para evitar ou resolver possíveis falhas.
Também faz parte de suas atividades, coordenar manobras e manutenções no sistema, interagir com as equipes de campo, com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e outros agentes do setor elétrico.
"Acredito que o maior ponto de curiosidade para qualquer um que entre em um centro de operação seja a quantidade de telas nas mesas e os telões nas paredes. Tudo aqui precisa ser bem visual para nos ajudar a tomar decisões em poucos minutos”, alerta.
Thalia destaca o clima de parceria entre os colegas de trabalho. “O que eu mais gosto na Neoenergia é aprender com as pessoas e o nosso clima de colaboração. Sou muito feliz aqui”, conclui.



