Você sabe como funciona um aerogerador?
Esses aparelhos são chamados de gigantes da energia renovável
Semelhante a um moinho de vento, o aerogerador é composto de pás que se movimentam com a velocidade dos ventos, fazendo o rotor girar. Este, por sua vez, transmite a rotação multiplicada ao gerador, que transforma essa energia mecânica em energia elétrica. Equipamento fundamental nos parques de energia eólica, os aerogeradores são estruturas gigantescas que pesam toneladas e que exigem uma logística complexa para o transporte e instalação. Esses aparelhos são chamados de gigantes da energia renovável.
Mas o que é, como funciona e para que serve um aerogerador? De forma a compreender melhor como funciona essa máquina, devemos saber primeiro o que é um aerogerador, como é constituído e quais os tipos existentes.
Um aerogerador (turbina eólica ou sistema de geração eólica) é um equipamento que utiliza a energia cinética do vento, convertendo-a em energia elétrica. Como no processo é utilizado uma fonte de energia sem fim denomina-se essa energia resultante de energia renovável, e também de energia eólica por ser utilizado o vento nesse processo. Os aerogeradores têm-se tornado populares rapidamente por ser uma fonte de energia renovável e não poluente.
No funcionamento de um aerogerador as pás giram com a força do vento, fazendo girar o rotor que por sua vez transmite a rotação multiplicada pela caixa multiplicadora ao gerador, o gerador converte normalmente em conjunto com um conversor de potência, a energia mecânica recebida em energia elétrica. A energia elétrica produzida pelos aeros é injetada à rede de média tensão do parque eólico. Por essa rede, a energia chega à uma subestação Coletora. Por meio de um transformador de potência, os níveis de tensão são elevados à patamares que possibilitam escoar a energia produzida através de extensas linhas de transmissão, direcionadas até as cidades.
Os aerogeradores são equipados ainda com freio, que permite interromper a rotação das pás quando não é necessário gerar energia elétrica, e a unidade de controle, para monitorar as características do vento e fazer com que as pás sejam posicionadas de uma forma que possam aproveitá-lo com mais eficiência.
Benefícios da energia eólica
Diferente de outras fontes de energia como o petróleo e até mesmo a água, o vento é uma fonte inesgotável e não existe restrição para o seu uso. A energia produzida é sustentável que não há emissão de quaisquer elementos que poluem o ar ou o meio ambiente.
Além das as vantagens ao meio ambiente, a energia eólica está cada dia mais barata, já que a tecnologia usada na produção vem diminuindo ao longo dos anos e as empresas estão investindo neste tipo de produção. A montagem de uma usina de energia eólica também auxilia na geração de empregos nas localidades onde são instaladas. Para as empresas, a energia eólica é uma excelente forma de investimento,em termos financeiros, de diversificação da matriz e contribuição social por impactar positivamente regiões remotas e de baixa renda.
Tipos de Aerogeradores
Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em relação ao seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.
Os aerogeradores com rotor de eixo horizontal são os mais conhecidos e os mais utilizados pela sua maior eficiência, compensando o seu custo mais elevado. Nesta categoria encontram-se os rotores multipás e os de 2 ou 3 pás. Os rotores constituídos por 3 pás são os mais utilizados para geração de energia elétrica em larga escala. Eles são utilizados como fonte de energia renovável e são impulsionados apenas pela força de sustentação. Estes também apresentam maior eficácia pela sua maior resistência ao ar. A gama de potências dos aerogeradores estende-se desde os 100 W (comprimento das pás da ordem de 1 metro) até cerca de 8 MW (longitude das pás que supera os 80 metros).
Principais Componentes de um Aerogerador de Eixo Horizontal
Pás: captam o vento, convertendo sua potência ao centro do rotor. São construídas em processo praticamente artesanal a partir de materiais como o plástico (poliéster e resina epóxi), fibra de vidro. O desenho das pás emprega as mesmas soluções técnicas usadas na Aeronáutica nos cálculos de engenharia das asas dos aviões.
Rotor: elemento de fixação das pás que transmite o movimento de rotação para o eixo de movimento lento. Um de seus principais componentes é o sistema hidráulico que permite o movimento das pás em distintas posições para otimizar a força do vento ou parar a turbina por completo.
Torre: elemento que sustenta o rotor e a nacelle na altura apropriada ao seu funcionamento. Embora a maioria das torres sejam de aço, como foram originalmente construídas, hoje já existem outros modelos com diferentes tipos de material como o concreto.
Nacelle: compartimento instalado no alto da torre composto por caixa multiplicadora,gerador, chassis, sistema de yaw, sistema de controle eletrônico e sistema hidráulico. É o componente com maior peso do sistema. Dependendo do fabricante do aerogerador, pode ultrapassar as 72 toneladas de peso.
Gearbox (caixa multiplicadora): tem a função de transformar as rotações que as pás transmitem ao eixo de baixa velocidade (19 a 30 rpm), de modo que entregue ao eixo de alta velocidade as rotações que o gerador precisa para funcionar (~1.500 rpm).
Gerador: converte a energia mecânica do eixo em energia elétrica.
Anemómetro: mede a intensidade, a velocidade e a direção do vento. Esses dados são lidos pelo sistema de controle, que garante o posicionamento mais adequado para a turbina.
Os Parques Eólicos da Neoenergia
Dentre as mudanças ocorridas na economia brasileira nos últimos anos, uma das mais positivas foi o crescimento da energia eólica no país. A Neoenergia foi pioneira na transição energética nacional, iniciando a operação do seu primeiro complexo eólico há 14 anos.
Atualmente, a Neoenergia possui 44 parques eólicos, totalizando 1.554 MW de capacidade instalada. Dentre eles, estáo o Complexo Renovável Neoenergia tem capacidade instalada de 471,25 MW, suficiente para produzir energia para abastecer 1,3 milhão de residências por ano. O projeto é pioneiro no país e se destaca pela associação entre um parque eólico e um parque solar entregando sua produção de energia no mesmo ponto de conexão. Essa característica otimiza a geração de energia em função da complementariedade das duas fontes. O empreendimento integra de forma inédita a geração de energia eólica do parque Neoenergia Chafariz com o parque solar Neoenergia Luzia.
Benefícios Sociais
Além da excelência em produção de energia, os parques eólicos do Grupo Neoenergia geram milhares de empregos diretos e indiretos, durante suas construções, e continuam contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico das regiões em que atuam, mesmo após a entrada em operação. Um exemplo pode ser visto nas obras do Complexo Chafariz, onde foram criados mais de 800 empregos, muitos destes de pessoas da população dos municípios de Santa Luzia e São José do Sabugi, no sertão paraibano.
News
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18
Neoenergia antecipa projeto de transmissão e assegura receita de R$ 43 milhões
2024-11-12