
New species of monkey is discovered by Neoenergia in the Teles Pires region
O sagui-de-Schneider foi encontrado em Mato Grosso, na região entre os rios Juruena e Teles Pires
Nova espécie foi localizada em estudos do Programa de Monitoramento de Primatas,
realizado pela UHE Teles Pires | Foto: R.Costa-Araújo
O Programa de Monitoramento de Primatas, executado em conformidade com licença ambiental da Usina Hidrelétrica Teles Pires, controlada pela Neoenergia, contribuiu diretamente para a descoberta de uma nova espécie de primata, o sagui-de-Schneider (Mico schneideri). Pertencente ao grupo dos saguis da Amazônia, o macaco foi identificado em seu habitat, no Mato Grosso, uma das áreas de influência da usina, que fica na divisa dos estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT). A iniciativa da UHE Teles Pires integra uma série de 44 programas e ações socioambientais realizados pela Neoenergia na região e que já foi responsável por identificar outras novas espécies, a exemplo do primata zogue-zogue, três tipos diferentes de peixes e uma orquídea.
A identificação do sagui-de-Schneider é resultado de um trabalho de pesquisa de seis anos feito por uma série de especialistas que contribuíram no monitoramento, coleta e análise de itens como DNA, morfologia, estrutura e pelagem do macaco, para então definirem o sagui como uma nova espécie, nomeada Mico schneideri em homenagem a Horacio Schneider, o pioneiro da filogenética de primatas neotropicais. O gerente de meio ambiente da UHE Teles Pires, Ivan Sobreira Neto, destaca a relevância do estudo. “Através dos nossos programas de monitoramento de fauna e flora, conseguimos mapear muitas espécies existentes e ainda descobrimos novas. A região Amazônica é rica em biodiversidade e iniciativas como essa contribuem para a ciência, além de serem marcos importantes voltados a preservação do meio ambiente”.
O professor Dr. Fabiano Rodrigues Melo da Universidade Federal de Viçosa (MG) integrou o time de pesquisadores responsáveis pelo acompanhamento do programa e reforça os resultados alcançados. “Os saguis amazônicos do gênero Mico são endêmicos, pouco conhecidos da região e, portanto, prioritários para pesquisas e esforços de conservação. Assim, os estudos ambientais são fundamentais para a sustentabilidade econômica do país e vimos na prática as conquistas obtidas quando se tem profissionais e empresas com boa capacidade técnica e um direcionamento sensível e adequado para a condução e validação das pesquisas”.
Biodiversidade
Essa não é a primeira descoberta de nova espécie realizada pelas iniciativas de monitoramentos e preservação da fauna, flora e meio físico nas regiões de influência da UHE Teles Pires. Em 2019, foi identificado um primata batizado de Plecturocebus grovesi (zogue-zogue-de-Groves). O nome é uma homenagem ao professor britânico Colin Groves, uma das maiores autoridades mundiais em taxonomia de primatas.
No mesmo ano, foram descritas três novas espécies de peixes dentro do Programa de Monitoramento e Estudos da Ictiofauna da usina. As novas espécies são Myleus pachyodus (família Serrasalmidae), Ageneiosus apiaka (família Auchenipteridae), e Hyphessobrycon pinnistriatus (sem família definida). Por fim, na lista de descobertas encontra-se a orquídea batizada de Catasetum telespirense Benelli & Soares-Lopes.
“Por meios dos nossos programas e ações socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental, buscamos o equilíbrio econômico, social e ambiental da região onde estamos presentes. Com um trabalho bem executado, temos colhido ótimos resultados em Teles Pires, que representam excelentes conquistas para a biodiversidade e o meio ambiente”, afirma o analista ambiental da Neoenergia, João Cabeza.
Realizados desde 2012, os estudos científicos feitos em parcerias com universidades e outras instituições nas áreas de floresta no entorno da usina, encontraram uma alta diversidade de fauna e flora, com a presença de muitas espécies raras. O programa inventariou 6.322 árvores de 322 espécies diferentes e outras 2.690 plantas de 254 espécies que compõem a floresta na área de implantação do empreendimento e no entorno do reservatório. Toda foram catalogadas e são periodicamente monitoradas, para a sua proteção.
News
2025-04-22
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
2025-04-15
Nova campanha da Neoenergia celebra a potência feminina no esporte e reforça apoio às atletas embaixadoras da marca
2025-03-27
Instituto Neoenergia lança chamada inédita unificada de editais para apoiar projetos sociais
2025-03-21
Neoenergia é reconhecida entre as empresas mais exemplares do mundo em sustentabilidade
2025-03-14