Neoenergia expande projeto de mobilidade elétrica com a implementação de eletropostos em suas bases operacionais
Primeira fase da Linha Verde contempla a instalação de pontos de recarga entre Natal e Recife
O cenário da mobilidade elétrica no Brasil tem se expandido à medida que mais iniciativas se concretizam e transformam a forma como pessoas e empresas lidam com opções sustentáveis de locomoção. Na Neoenergia, o Programa de Mobilidade Elétrica avançou ainda mais com o projeto Linha Verde, iniciativa voltada a instalar eletropostos nas bases operacionais de forma a viabilizar viagens com carros elétricos entre as sedes administrativas das distribuidoras. Com isso, a companhia intensifica seu compromisso com a sustentabilidade e colabora com a descarbonização do planeta.
A primeira fase da Linha Verde foi implantada entre as capitais Natal (RN) e Recife (PE), onde atuam as distribuidoras da Neoenergia, Neoenergia Cosern e Neoenergia Pernambuco. As cidades ficam a cerca de 300 km de distância uma da outra e veículos elétricos tem uma autonomia média de 200 km, número que pode variar a depender do modelo do carro. Assim, o projeto contemplou a instalação de dois eletropostos de carga rápida nesse trajeto, de forma a garantir maior segurança e autonomia dos veículos durante a viagem. Os pontos de recarga foram instalados nas Unidades Territoriais de Distribuição (UTDs) da Neoenergia localizadas em Goianinha (RN) e Goiana (PE). Os municípios ficam, aproximadamente, a 60 km de distância da capital de cada estado, o que garante uma parada estratégica no percurso para recarregar o veículo.
“Um dos objetivos da Linha Verde é viabilizar essa malha elétrica nos estados de atuação da Neoenergia. Assim, as viagens corporativas podem ser realizadas de forma tranquila e confortável, permitindo aos colaboradores usarem os veículos elétricos para se locomover também em distância maiores, contando ainda com a simplicidade do processo de recarga”, explica o especialista corporativo de frota da Neoenergia, Marinaldo Oliveira.
Aliada a expansão dos pontos de recarga nas UTDs, a Neoenergia conta, desde março de 2020, com eletropostos nas sedes administrativas da companhia, nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Ao total, são 85 veículos híbridos e 44 totalmente elétricos na Neoenergia. O objetivo é que toda a frota da veículos leves e administrativos seja completamente substituída até 2030.
“A Neoenergia tem o compromisso de neutralizar a emissão de carbono até 2050 e por isso temos adotado iniciativas para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, já que o carro elétrico não emite carbono e é considerado um meio de transporte limpo”, afirma o gerente corporativo de frota da Neoenergia, Renato Morais.
Mobilidade Sustentável
As iniciativas realizadas pela Neoenergia fazem parte do programa de mobilidade elétrica adotado pela companhia. Por meio do seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Neoenergia implantou o Corredor Verde, eletrovia com mais de 1.200 quilômetros de extensão entre os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte. São 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo doze de carga rápida ao longo das rodovias e seis de carga média em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal.
A companhia também está em andamento com o projeto Trilha Verde, outra iniciativa de P&D voltada ao fomento da mobilidade elétrica. Serão implantadas 12 estações de recarga em locais estratégicos do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e duas usinas fotovoltaicas, uma delas com sistema de armazenamento, além da aquisição de 18 veículos elétricos. O objetivo da iniciativa é criar modelos de negócios sustentáveis para o transporte e contribuir com a preparação dos empreendedores locais para o futuro. A lei estadual 16.810/20 proíbe a entrada de veículos a combustão a partir de agosto de 2022 em Noronha e, a partir de 2030, será vedada a circulação desses veículos movidos a gasolina, diesel e etanol.
“Todas essas iniciativas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, do qual a Neoenergia é signatária. Assim, contribuímos com um mundo mais limpo, dando vários passos em direção a um futuro melhor", declara o gerente de frota. Dentre os ODS, a Neoenergia tem especial foco no ODS 7, voltado a promover energia limpa e acessível; o ODS 13, que busca combater às mudanças climáticas, além do ODS 9, que trata da promoção da inovação e infraestrutura.
News
2024-11-22
Embaixadora da Neoenergia vence Circuito Mundial de Águas Abertas 2024
2024-11-21
Neoenergia anuncia uso pioneiro de transformadores PVT para alimentação de subestação em MG
2024-11-19
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 premia 8 mil alunos em edição histórica com apoio da Neoenergia
2024-11-19
Neoenergia expande programa interno para talentos negros a partir de 2025
2024-11-18