EN language
  • PT
  • ES

Neoenergia operates in all regions of Brazil, with focus on sustainable development

​​​
 

Companhia está presente em toda a cadeia do setor elétrico, de geração à distribuição, possuindo negócios em 18 estados das cinco regiões do País ​​

No Brasil há 23 anos, a Neoenergia contribui para o desenvolvimento do país focando em negócios sustentáveis e que abrangem toda a cadeia do setor elétrico. Desde geração, passando por transmissão, comercialização e distribuição, a empresa está presente em 18 estados, das cinco regiões do país, com foco em energia limpa, fortalecimento do setor elétrico nacional e crescimento com apoio às comunidades onde atua, agregando valor em seus investimentos. 

Um dos investimentos em destaque pela companhia é a ampliação da sua carteira de geração de energia limpa​. Estão em construção no Nordeste dois complexos eólicos, que, juntos, somarão mais de 1 GW. Além disso, o grupo adquiriu em 2020 um projeto pipeline na Bahia com potencial de 400 MW. A região é reconhecida como local de um dos melhores ventos do mundo para a produção de energia e já tem 17 parques da companhia, a maioria deles no Rio Grande do Norte, estado que concentra a maior potência no Brasil – quase 4,8 GW dos 17 GW nacionais. Até 2029, a capacidade total instalada para geração renovável deve chegar a 51 GW, de acordo com o Plano Decenal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

O crescimento dessa fonte já vem sendo registrado nos últimos anos de forma exponencial. Por isso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem registrados sucessivos recordes de produção na região. O último foi em 28 de novembro de 2020, quando foram gerados 9.163 MW médios a partir da boa performance dos ventos, o suficiente para abastecer 86,8 % da demanda elétrica de todos os nove estados do Nordeste. Por isso, essa é uma região estratégica para a companhia. 

Todos esses empreendimentos da Neoenergia geram benefícios sociais, econômicos e ambientais para os municípios. Apenas nos dois complexos eólicos em desenvolvimento, serão criados cerca de 3 mil postos de trabalho, além de ações que incluem formação profissional através de cursos de capacitação, doação de painéis solares para os municípios envolvidos e iniciativas adequadas à realidade de cada localidade, como a perfuração de poços em áreas que convivem com a seca. 

A companhia vem expandindo as atividades também em outros segmentos. Em transmissão, arrematou o maior lote do último leilão realizado, em 2020, que se somará a outras oito linhas em licenciamento e construção e mais sete ativos em operação, três deles iniciados em 2020, com entregas antecipadas em até 25 meses. Ainda em dezembro do ano passado, a companhia ampliou a participaçã​o em distribuição, com a aquisição da CEB, de Brasília, que será a quinta concessionária e será integrada ao modelo de negócios já adotado nas outras empresas – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP e MS). Com a CEB, são 15 milhões de clientes. 

Veja no mapa todos os negócios da Neoenergia no Brasil: ​


 

ShP - Certificado Verde

News