- Products and Solutions
School of Electricians increases brand of women hired by Neoenergia
Com o compromisso de promover a igualdade de gênero, a Neoenergia já contratou 525 mulheres, formadas pela Escola de Eletricistas, em suas cinco distribuidoras. Primeira empresa do segmento a disponibilizar turmas exclusivas e reservar parte das vagas para capacitação profissional gratuita ao público feminino, a Neoenergia atingiu este ano um índice de aproveitamento de 66% dessa mão de obra formada pelo curso, que chega a 795 alunas.
O resultado também é parte da marca dos 5.498 diplomados ao longo dos 10 anos da Escola de Eletricistas. Desse total, 74% (4.054) foram admitidos pela companhia, incluindo mulheres e homens. Até o momento foram promovidas 13 turmas exclusivas dedicadas a formação de mulheres, uma está em andamento, na cidade de Juazeiro (BA) e uma está prevista para acontecer até o fim do ano em Vitória da Conquista (BA).
Além da oportunidade de formação e qualificação de mão de obra para o setor elétrico no país, a iniciativa representa a entrada no mercado de trabalho para a população das áreas onde a empresa está presente no serviço de distribuição de energia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).
Incentivo para formação de mão de obra feminina
O estímulo à formação e admissão de mulheres foi potencializado este ano: a Neoenergia Brasília inaugurou mais uma unidade da Escola de Eletricistas e disponibilizou a primeira turma exclusiva para o público feminino da distribuidora na região. “Ser eletricista na Neoenergia Brasília transformou a minha vida em todos os sentidos. Além do conhecimento e dos valores que aprendi, posso dar uma vida melhor para a minha família. Fazer o curso foi uma decisão acertada. Tenho o sonho de ser técnica e trabalhar em outras áreas na empresa", conta Adna Santos, eletricista formada pela primeira turma no Distrito Federal.
Na semana passada, mais uma turma da Neoenergia Brasília recebeu o diploma, incluindo 11 mulheres. O evento contou com a participação do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui; do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian; de ministros; e da primeira-dama, a socióloga Janja Lula da Silva, que reforçou a importância da iniciativa, em especial, para o empoderamento feminino.
Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nos estados do Nordeste e no Distrito Federal. Em São Paulo, a formação é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.
“Até 2030, a empresa deseja alcançar 35% de alunas formadas através do curso. Somente este ano, 158 mulheres completaram a formação e 143 foram contratadas pela companhia para atuarem nas distribuidoras. A ampliação da presença de mulheres eletricistas representa um grande desafio para o setor e só foi possível graças ao trabalho de nossas Escola de Eletricistas", afirma Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia.
A executiva acrescenta que 402 eletricistas concluíram o curso, de janeiro a abril deste ano. A procura é grande. Em 2023, foram 4.384 mil inscrições em toda as áreas de concessão. Além disso, 395 alunos ainda estão em formação e mais 225 estudantes estão previstos para iniciar as aulas até dezembro. “Ao finalizarem os estudos, os novos profissionais podem ser contratados pelas distribuidoras do grupo ou ingressar no mercado de trabalho do setor", completa Régia Barbosa.
News
2025-01-14
Judoca Bia Souza participa de campanha da Neoenergia Elektro para aumentar doações às famílias atingidas pelas chuvas em Peruíbe
2025-01-14
Escola de Eletricistas para Mulheres da Neoenergia é reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência global de diversidade, equidade e inclusão
2025-01-02
Pipas na rede elétrica provocaram 4,3 mil ocorrências no atendimento das distribuidoras da Neoenergia
2024-12-30
Distribuidoras da Neoenergia reforçam equipes e recursos na chegada de 2025
2024-12-18