EN language
  • PT
  • ES
Placeholder

Férias Escolares

Confira aqui orientações de segurança para prevenir acidentes com energia elétrica durante as férias escolares.

Placeholder

Nas férias escolares o cuidado dentro de casa deve ser redobrado. O ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos no uso da energia elétrica. Pensando nisso a Neoenergia organizou uma série de dicas voltadas à prevenção de acidentes elétricos, especialmente para quem lida com o universo infantil.

  • As crianças devem ficar longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos;
     
  • No caso de tomadas, o ideal é utilizar protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, risco potencializado pela curiosidade natural das crianças;
     
  • Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força);
     
  • Só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica;
     
  • O uso definitivo do famoso “T” (benjamim) e extensões devem ser eliminados, pois, além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos-circuitos e incêndios;  
     
  • Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
     
  • Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
  • Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou no campo, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrirem freezers e refrigeradores. Lembre-se que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, há a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como ‘fio terra’. 

Dicas de programação nas férias escolares 

O “Percurso da Energia” e composto por dez aparatos interativos, além de roteiros educativos com oficinas planejados para estudantes de todos os níveis de ensino da Educação Básica, com foco no uso eficiente da energia. Cada visita tem duração de aproximadamente 1h30, para um público com faixa etária a partir dos três anos de idade. As visitas educativas são mediadas pela equipe de Educação do museu com roteiros customizados para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.  A iniciativa faz parte do programa de eficiência energética da Neoenergia Brasília, regulado pela Aneel.  


SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia
Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF
Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br
Parceiros estratégicos: Neoenergia e ANEEL

Para saber mais sobre o lançamento do Percurso da Energia, clique aqui.

A Casa Zero, espaço da Rede Muda Mundo, está com vagas abertas para curso de alfabetização voltado para mulheres periféricas  a partir dos 18 anos. O Programa de Impacto Social Energizar é uma iniciativa promovida pela Neoenergia e tem como objetivo oferecer um ambiente de aprendizado acolhedor e empoderador, promovendo a inclusão social e educativa para mulheres em situação de vulnerabilidade. As formações acontecem todas as segundas e quartas, das 14h às 16h30, em ambiente seguro  e acolhedor na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, nº 237, no Recife Antigo.

O curso será ministrado por educadores experientes, que utilizarão materiais didáticos adaptados e métodos participativos. O formato das aulas permite que cada aluna aprenda no seu próprio ritmo, promovendo um ambiente acolhedor, habilidade de cooperação e o suporte mútuo. A metodologia foi pensada para respeitar as especificidades de cada participante, garantindo uma experiência de aprendizado positiva e transformadora para que essas mulheres se sintam valorizadas e capazes de conquistar novos horizontes.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na sede da Casa Zero, no Instagram @nacasazero, ou acessando aqui. As vagas são limitadas.

Para saber mais, clique aqui.
 

Acender a luz, recarregar o celular ou ligar o chuveiro elétrico são atitudes simples no nosso dia a dia. Mas para que a energia chegue até cada um desses equipamentos e milhares de outros – alguns indispensáveis à sobrevivência, a energia percorre um longo caminho desde a geração até à distribuição. É essa e outras histórias que o Museu da Energia, em Salvador, conta ao público que o visita com o uso de tecnologias, robôs e espaços interativos. 
Gratuito, o museu surge como uma opção de lazer educativo para as crianças e adolescentes, que aprendem brincando sobre a energia elétrica. 

O espaço conta com uma série de experimentos que fundamentam os conceitos de magnetismo, ótica, sustentabilidade, tipos de geração de energia elétrica, além de equipamentos interativos e projeções mapeadas sobre a história da eletricidade e seus princípios.

Contém diversos experimentos interativos e atividades especialmente relacionadas aos conceitos de física, eletromagnetismo, ótica e energia.

Visitas - Visitantes avulsos e turistas não precisam agendar. Para escolas e grupos, as visitas devem ser agendadas previamente. O agendamento deve ser solicitado pelo celular ou WhatsApp (71) 99692-0224 

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 08h às 17h. Sábados, das 8h às 13h.

Endereço
Praça Ramos de Queirós, nº 1, Praça da Sé, Salvador/BA.
Referência: ao lado da Casa do Carnaval e Plano Inclinado Gonçalves

A entrada é gratuita. Pedimos que cada visitante que acessar o Museu da Energia doe 1kg de alimento não perecível que será direcionado a instituições filantrópicas.


No Espaço Ecoposto APARC (Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais), o visitante conhece, por meio de aulas teóricas e práticas, a geração de energia elétrica, com ênfase na energia eólica.

Localizado na sede ECOPOSTO APARC do IDEMA – Maracajaú em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, o espaço tem como objetivo difundir conceitos de eficiência energética e energias renováveis, expondo a tecnologia utilizada para estudantes e visitantes interessados em aprender sobre a geração eólica e conhecer na prática um
parque eólico.

Atividades do Espaço
Sala Interativa Eficiência Energética
Informações, fatos e dados relacionados as diferentes formas de produção de energia, com ênfase nos temas centrais do projeto – Energias Renováveis, Energia Eólica e Eficiência Energética.

Maquetes
Simulação de diferentes formas de produção de energia, possibilitando aos alunos, uma análise detalhada das estruturas básicas em cada um dos casos.  

Espaço de Jogos
São disponibilizados jogos educativos em uma tela Touch Screen de 32”, onde é possível jogar individualmente ou em dupla.
Caminhos da Energia
Tem como objetivo explicar o caminho da energia elétrica até chegar na nossa casa, funcionamento dos eletrodomésticos e fornece dicas para o uso mais eficiente, reduzindo o consumo de energia elétrica em residências e evitando acidentes.

Jogo da Roleta
Jogo com perguntas sobre eficiência energética, cujo o objetivo é, que os participantes possam repensar hábitos para reduzir o consumo desnecessário de energia e evitar acidentes.

Sala de corais e Meio Ambiente
Espaço para reflexão da importância da salvaguarda do meio ambiente marítimo local para subsistência e equilíbrio da vida social dos moradores da região.

Roda de ideias
Debates para uma reflexão mais profunda e torno de temas centrais, com o intuito de desenvolver opiniões e críticas construtivas sobre os temas propostos, despertando a conscientização sobre comportamentos de consumo e seus impactos ao nosso meio ambiente.

Visita ao Parque Eólico:
Analise in loco do funcionamento do aerogerador, vivência e apreciação da integração dos parques eólicos com o meio ambiente local.


As visitas são gratuitas e o agendamento deverá ser solicitado, previamente, através do telefone (84) 99813-0037 ou pelo 
e-mail neoenergiacosern@aulasdeenergianeo.com.br.

Verifique a disponibilidade em nossa agenda.

Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores, o adulto deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. É necessário observar se a fiação está em boas condições antes de utilizar qualquer aparelho. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode representar perigo de choque elétrico

É importante orientar as crianças a terem cuidado redobrado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. O recomendado é não permitir que elas utilizem esses aparelhos durante o carregamento.

Alerta para ambientes molhados

A água é um conhecido condutor de energia, assim como o metal. Por isso, algumas atitudes precisam ser seguidas em ambientes molhados ou no uso de eletrodomésticos. Entre as orientações, está a de não utilizar a geladeira com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.

Em toda residência, é necessário observar se existem fios expostos ou descascados, mas isso merece atenção especial em instalações elétricas de casas de praia ou de campo, já que as crianças costumam circular mais livremente pelas áreas. Com isso, é importante garantir que exista um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando.

Além disso, os pequenos não devem ter acesso a instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas. Em locais com quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força), só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.

Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.
 

Principais dicas para evitar acidentes com crianças:

Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

No caso de tomadas, o ideal é utilizar protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, risco potencializado pela curiosidade natural das crianças;

Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;

Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores;

Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;

Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;

É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a distribuidora de energia que atende a sua localidade.

Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;

Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.

Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;

Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;

Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força);

Só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica;

Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou no campo, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrirem freezers e refrigeradores. Lembre-se que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, há a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como ‘fio terra’.

Notícias