EN language
  • PT
  • ES
Placeholder

Climate Change

Neoenergia recognizes the climate emergency and understands that everyone must be committed to the fight against climate change. For this reason, its business strategy is aimed at accelerating the energy transition towards climate neutrality, offering a clean, reliable and intelligent business model.

The electricity sector plays a fundamental role in achieving the goal set by the historic Paris Agreement to limit the increase in the planet's temperature to 1.5 ºC and to face the climate emergency.

Neoenergia is committed to a sustainable, safe and competitive energy model that allows it to face the fight against climate change. In line with the measures adopted in the Paris Agreement, the company actively and decisively contributes to a more sustainable, low-carbon future, an effort that also boosts the social and economic development of the regions where it operates through the generation of employment and income.

Climate change is a key element in defining the company's strategy, focusing on promoting clean technologies, innovation and establishing alliances with research institutions, sector groups and startups, for example. Neoenergia approaches it not only as a risk factor, but also as an opportunity for growth through mitigation and adaptation actions during the transition to a low-carbon economy

.

To fulfill its commitment to reducing emissions, the company will continue to promote a fully integrated business model for the promotion of renewable generation and digitalization, combined with an investment plan for a zero-carbon future. Also part of the company's ESG commitment is the goal of achieving 90% of digitized high and medium-voltage networks by 2030. Another ESG commitment from Neoenergia, approved by the company's Board of Directors, is to expand the electrification of the fleet, contributing to lower emissions

in the corporate inventory.

É possível reduzir os impactos das transformações no clima? 


A ONU acredita que ainda é possível minimizar os problemas ambientais, mas é essencial a colaboração entre os setores públicos, privados e da sociedade civil para um progresso no combate às mudanças climáticas.  

Um exemplo desse trabalho em conjunto é o Acordo de Paris. Firmado em 2015, o compromisso define metas globais para redução das emissões de gases de efeito estufa e promove a transição para uma economia de baixo carbono, além de limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5 C. 

O setor elétrico, que desempenha um papel fundamental no trabalho mundial para conter a emergência climática, também vêm se transformando e investindo em fontes renováveis, como a solar e a eólica, que não emitem gases de efeito estufa, além de incentivar o uso eficiente da energia elétrica e promover ações de consumo consciente. 


Ações da Neoenergia contra as mudanças climáticas

A Neoenergia se compromete com um modelo energético sustentável, seguro e competitivo, que contribui para a luta contra as mudanças climáticas. 

Em linha com as medidas adotadas no Acordo de Paris, a companhia ajuda de maneira ativa e decisiva a construir um futuro mais sustentável e de baixo carbono. Além de intensificar cada vez mais sua geração de energia através de fontes renováveis, foi definido como meta a redução da intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e a neutralidade carbônica até 2050.
Para ajudar nessa missão, a Neoenergia criou o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que permite à companhia identificar seu perfil de emissões e planejar a descarbonização das suas atividades com mais transparência e credibilidade das partes interessadas. 

O levantamento, feito de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, envolve a geração de energia da Neoenergia em renováveis (eólica e hidráulica), liberalizados (térmicas) e redes (transmissão e distribuição) para os empreendimentos em operação.

Outras medidas também realizadas são: uso de tecnologia para proteção da biodiversidade no entorno das hidrelétricas, projeto para recuperação da caatinga, apoio à mobilidade elétrica, digitalização do atendimento ao cliente, iniciativas de preservação da biodiversidade e projetos de eficiência energética e inovação.
 

Como a sociedade pode ajudar a conter as alterações climáticas:

Apesar dos principais esforços precisarem vir dos governos e das empresas, as pessoas também podem contribuir no combate às mudanças climáticas com gestos simples no dia a dia: 
 
Economia de energia
Substitua as lâmpadas convencionais por LED, reduza o uso de dispositivos como aquecedores, secadores de cabelo, chuveiros elétricos e ar-condicionado. 
Uso de transporte público x caminhada
Diminuir o uso de veículos motorizados pessoais ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes, além de contribuir para a saúde física e mental.
Novas fontes de energia
Se a energia que chega na sua casa vem do petróleo, do carvão ou do gás, opte pelo uso de fontes renováveis, como a solar.
Educação e conscientização
Compartilhar informações sobre as mudanças climáticas e suas consequências pode aumentar a conscientização e incentivar novas ações.
Plantio de árvores
Algumas iniciativas permitem que pessoas financiem o plantio de árvores ao redor do mundo. Se não for possível fazer isso sozinho, escolha uma instituição e ajude.
Reciclagem e reutilização
Práticas de reciclagem e reutilização reduzem a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, além de economizar recursos naturais e uso de energia.
Apoio a políticas e empresas sustentáveis
Os indivíduos podem pressionar por políticas governamentais mais conscientes ao meio ambiente e apoiar empresas que adotam práticas sustentáveis em suas operações.

Dicas de filmes e livros sobre mudanças climáticas para saber mais sobre o assunto:

  • O Dia depois de amanhã (filme)
  • Nosso planeta (série documental)
  • Mudança Climática: os fatos como você nunca viu antes (livro)
  • Mudança Climática: o que temos a ver com isso? (livro)
  • Wall-E (filme)

News