Instituto Neoenergia anuncia investimento para recuperação das Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte

14.11.24, 14:26

O Instituto Neoenergia oficializou, nesta segunda-feira (11), o início do projeto de revitalização de 14 Casas de Cultura Popular no Rio Grande do Norte. A iniciativa, realizada em parceria com a Neoenergia COSERN, com o Governo do Rio Grande do Norte e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinará mais de R$ 2,5 milhões, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), para recuperar a estrutura desses espaços e adquirir novos equipamentos culturais.

A ação integra o programa Resgatando a História, maior chamada pública dirigida ao patrimônio cultural brasileiro, que atua na preservação e contribui para a valorização da memória e identidade das comunidades, realizada pelo BNDES, em parceria com membros-fundadores da iniciativa.  

Representantes dos 14 municípios contemplados, além de autoridades culturais, estaduais e federais, estiveram presentes no lançamento.

Fortalecendo a cultura potiguar  

As casas de Cultura Popular desempenham um papel essencial na democratização do acesso à cultura, promovendo atividades artísticas e educativas que resgatam as tradições e histórias locais. Além disso, são importantes pontos de encontro para as comunidades e atraem visitantes, fomentando o turismo e o desenvolvimento econômico nas regiões onde estão instaladas. 

A revitalização das Casas de Cultura Popular no RN reforça a missão do Instituto Neoenergia de promover o desenvolvimento sustentável por meio da cultura e da educação.  

"É uma alegria estar no Rio Grande do Norte. A cultura do estado é apaixonante e os primeiros projetos do Instituto Neoenergia foram desenvolvidos aqui, como o Flyways, que protege aves migratórias no litoral Norte; o Programa de Editais Transformando Energia em Cultura, o Programa de Iluminação Cultural de prédios históricos, entre outros. O que vemos hoje é a interiorização dos projetos com formação de agentes culturais e salvaguarda de patrimônios e fazedores de cultura. Tenho certeza de que esse momento é incrível e iremos, juntos, ainda mais longe”, ressaltou Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.  

Conheça mais sobre o Resgatando a História 

O Resgatando a História é a maior iniciativa de valorização do patrimônio cultural já promovida no Brasil, viabilizando a preservação de bens materiais e imateriais por meio de ações de restauração e modernização.  

Além das Casas de Cultura Popular no RN, o Instituto Neoenergia apoia, por meio do programa, outras importantes iniciativas no país, como a revitalização do Portomídia, em Recife, e da Estação Criativa de Caruaru, em Pernambuco.  

Clique aqui para acessar a página do Resgatando a História.