BIPE reúne redes assessoradas em encontro nacional de educação pública

02.10.24 15:46

O Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE) realizou, de 18 a 20 de agosto, em Salvador (BA), o evento "Educação em Rede”. Primeiro encontro nacional das redes assessoradas, a ação reuniu o corpo gestor dos sete municípios contemplados pelo projeto para fomentar o debate sobre educação pública entre diferentes secretarias municipais de educação.

Durante os três dias, gestores de Itaparica (BA), Itapebi (BA), Rio do Fogo (RN), Francisco Morato (SP), Junco do Seridó (PB), Santa Luzia (PB) e São José do Sabugi (PB) trocaram experiências sobre a educação pública e reforçaram importantes compromissos com o desenvolvimento integral das redes públicas de ensino, tais quais:

  • Desenvolvimento da educação integral;
  • Promoção da inovação educacional;
  • Construção de oportunidades formativas para estudantes;
  • Respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Acompanhamento dos Planos Municipais de Educação.

As secretarias municipais de educação contempladas pela frente de assessoria estratégica e pedagógica são estimuladas a estabelecer e alcançar metas dos seus Planos Municipais de Educação. Um trabalho que impulsiona o monitoramento e adoção de novas estratégias para a educação pública.

“É muito significativo que a gente se encontre para celebrar resultados e olhar para a frente. O encontro simboliza uma integração e intercâmbio de experiências que só fortalece nossos esforços em prol da educação pública, que é fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil”, conta Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Vandré Brilhante, presidente do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), parceiro da organização no projeto, reforça os impactos positivos promovidos pelo BIPE no âmbito da educação pública do país:

“O Balcão de Ideias e Práticas Educativas é fundamental para o Brasil, porque aposta na força do corpo docente local e na iniciativa e conhecimento de cada escola, comunidade e território em que a gente atua. Foram 14 territórios ao longo desses últimos cinco anos, atingindo quase 100 mil alunos.”

Os resultados do BIPE, projeto alinhado diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram reconhecidos internacionalmente pela pesquisa Global Impact at Scale da Chief Executive for Corporate Purpose (CECP), que visibiliza práticas adotadas por organizações para transformar a sociedade por meio do Investimento Social Privado (ISP).

Saiba mais sobre a contribuição do BIPE à educação pública

O BIPE tem como principal objetivo a formação de educadores das redes públicas de ensino, incentivando a criação de práticas pedagógicas alinhadas às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para o fortalecimento da educação pública brasileira.

As atividades conduzidas pela iniciativa estimulam professores e gestores escolares na articulação de concepções de educação integral e inovação educacional, consolidando políticas educacionais nas localidades abrangidas e ampliando as oportunidades formativas dos estudantes.

Três frentes são responsáveis pela execução das atividades do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, que também proporciona aos educadores experiências colaborativas de análise, reflexão e sistematização dos métodos de aprendizagem e socialização dos saberes relacionados à educação pública.

  • Formação híbrida: oferecemos cursos com atividades presenciais e online, que apoiam os professores das secretarias municipais de educação pactuadas na estruturação de seus planejamentos curriculares, baseando-os na Base Nacional Comum Curricular;
  • Autoformação continuada à distância: educadores formais e informais são o foco dos cursos promovidos pela autoformação continuada à distância, realizados exclusivamente online e disponibilizados para profissionais de todo o país;
  • Assessoria estratégica e pedagógica: voltada a gestores públicos, auxilia na criação e no alcance das metas dos Planos Municipais de Educação das redes públicas de ensino parceiras, a partir do monitoramento e criação de novas estratégias.

Conexão com os ODS

Todos os projetos e programas realizados pelo Instituto Neoenergia estão conectados às metas dos ODS da Agenda 2030 da ONU. O Balcão de Ideias e Práticas Educativas contribui com três deles:

  • ODS 4 - Educação de qualidade;
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes;
  • ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.

Clique aqui e conheça os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável alinhados ao Instituto Neoenergia!